Criado pela Thatu Nunes (quem se lembra da Dra. do amor?), o blog Mãe de Adolescente está se especializando em descobrir como funciona as mentes desses humanos tão difíceis de entender.

Vai dizer que você não se lembra dos milhares de dramas problemas e conflitos que criávamos quando eramos adolescentes? Se não foram conflitos com amigos, namorados, com irmãos, certamente foram com os pais. Sem falar nos conflitos internos, aqueles em que entramos em guerra com nosso próprio eu.

Mas ninguém pode negar que é um período que acaba sendo confuso para todo mundo. Tanto para o adolescente que nunca passou por aquela experiência quanto para seus pais, que não conseguem identificar aquilo que seus filhos estão passando (porque muitas vezes eles também não passaram por isso) e acabam errando tanto na hora de aconselhar ou tentar dar alguma ajuda.

Quanto antes conseguirmos reconhecer alguns destes erros, melhor lidamos com eles.

 

1. Minimizar as dores

Como nós já passamos por isso, temos por mania, até mesmo para encoraja-los a encarar a dor, de minimiza-las. Pode parecer boa ideia, mas isto pode acabar afastando-os, pois podem perder a confiança em nós.

 

2. Constranger o adolescente

Ninguém gosta de ser constrangido e para o adolescente é ainda pior, pois a aceitação seja talvez a coisa mais importante na vida dele e constrangê-lo é, definitivamente, é a pior coisa a ser feita.

 

3. Mostrar descontrole

Para os adolescentes tudo é ferro e fogo e eles estão a flor da pele, portanto é muito importante que alguém mantenha o controle e, para o bem de todos, que seja você.

 

4. Exagerar no controle

Uma coisa é demonstrar cuidado e preocupação com a segurança. Outra é perseguir o adolescente, fazendo-o sentir praticamente um preso em condicional.

 

5. Não saber dar liberdade

Todo jovem quer descobrir o mundo por si. Você quis, agora seus filhos querem também. Limitar seus horários e locais de acordo com a segurança e demonstração de responsabilidade é ok. Tranca-los em casa, não.

 

6. Cobrar demais

É muito importante que os filhos aprendam a ter disciplina, mas de uma forma bem natural e que não pareçam estar num quartel, onde a mãe é a própria Sargento Megera em pessoa.

 

7. Não dar limites

Já entendemos que filhos precisam de liberdade, mas também precisam de limitações, afinal eles ainda estão experimentando a vida e a responsabilidade de sua segurança ainda é toda nossa.

 

8. Não cumprir suas promessas

Fazer parecer que vai deixa-los ir ao shopping se fizerem algo e depois que fazem, mudar de ideia, não é legal. Isso acaba por destruir qualquer relação de confiança entre vocês.

 

9. Fazer chantagem

Uma coisa é fazer acordos válidos, onde ambos entendam bem seus papéis na relação. Outra, é fazer chantagem. É importante que os filhos saibam o que suas más escolhas implicam, mas não em forma de chantagem.

 

10. Não entender que filhos são indivíduos separados de nós

Filhos não são continuações nossas. Eles são pessoas, com vontades e sentimentos próprios. Não podemos querer determinar como vão se sentir, como vão ser, quem serão, mas confiar em nossa criação e amor.

Colaborador-blog-Mae-De-Adolescente