Cada vez mais o público em geral, sobretudo no Brasil, dá menos importância para filmes clássicos ou simplesmente antigos de forma geral. Isso fica perceptível quando olhamos para os streamings no Brasil e comparamos com essas mesmas plataformas em outros países. Assim, descobrimos que somos uma das nações que menos se interessam por essas obras.
Isso ocorre por diversos motivos e um deles é a falta de estímulos (ou excesso de desestímulo) a assistir filmes antigos ou em preto e branco. Ao mesmo tempo, a internet tem feito com que as pessoas cada vez mais opinem e expressem seus sentimentos sobre cinema, sejam críticos ou o chamado público casual. E, até por isso, é interessante se conhecer mais sobre o cinema que influenciou os filmes que vemos hoje.
Pensando nisso, montei uma lista com 10 filmes clássicos que todos deveriam assistir para o meu canal no YouTube. Mas, diferente da maioria das listas de clássicos que só recomendam aqueles mais conhecidos, decidi sair um pouco do convencional e indicar alguns não tão conhecidos.
Não chegam a ser filmes clássicos tão desconhecidos, a maioria é até dirigida por grandes cineastas. Entretanto, são obras excepcionais, mas que, em algum momento da história, ficaram escanteadas e conhecidas apenas pelos cinéfilos. Entre as obras mais conhecidas estão “A Marca da Maldade”, de Orson Welles, e “O Anjo Exterminador”, de Luís Buñuel.