Passamos o primeiro semestre do ano e o que vimos foi um número bem reduzido de estreias, por causa da Covid- 19 que causou o fechamento dos cinemas em quase todo o mundo. Porém, graças aos streamings, aluguel e aos três meses de cinema, é possível falar dos 10 melhores filmes de 2020 até agora sem precisar recorrer a longas de qualidade duvidosa.
Pensando nisso, eu montei uma lista, no meu canal, o 16mm, sobre o assunto. Nesse Top 10, foram aceitos filmes que estrearam no circuito comercial em 2020. Entre eles estão obras que chegaram aos cinemas brasileiros, que foram disponibilizadas direto para streaming e algumas que só estrearam nos EUA para aluguel.
Assista ao vídeo com a lista completa. Falarei abaixo apenas sobre os que estrearam comercialmente no Brasil, todos eles têm crítica aqui.
Má Educação (HBO)
Protagonizado por Hugh Jackman, o longa conta a história real de um dos maiores escândalos de corrupção do sistema educacional norte-americano. O filme sabe construir um protagonista interessante e aproximá-lo do público para depois mostrar os seus podres e deixar o espectador dividido quanto ao julgamento que faz do personagem. O longa estreou recentemente direto para a televisão e está no HBO GO.
Leia a crítica completa: [Crítica] Má Educação
Fim de Festa
O melhor filme nacional de 2020, premiado em festivais ano passado, “Fim de Festa” estreou pouco antes do fechamento dos cinemas. O longa dirigido por Hilton Lacerda e protagonizado por Irandhir Santos conta a história de uma investigação de assassinato de uma jovem francesa durante o carnaval. Entretanto, o que o filme faz de melhor é explorar essa premissa e a ideia de ressaca pós-carnaval para falar sobre a sociedade brasileira em um contexto geral.
Leia a crítica completa: [Crítica] Fim de Festa
Dois Irmãos
Dirigido por Dan Scanlon, “Dois Irmãos” é o novo filme da Pixar, o que marca a volta de histórias originais no estúdio. O longa conta a história de dois irmãos que descobrem uma magia capaz de trazer o seu pai de volta por um dia. Para isso, terão de embarcar em uma aventura mágica de autoconhecimento. É a magia Pixar unida a uma bela construção dramática que vai emocionar muita gente.
Leia a crítica completa: [Crítica] Dois Irmãos
Na Vastidão da Noite (Amazon Prime)
Ficção científica de baixíssimo orçamento, “Na Vastidão da Noite” se passa na década de 1950 e conta a história de um radialista e uma telefonista de uma cidade do interior que investigam eventos estranhos ocorrido em uma noite. O diretor estreante Andrew Patterson sabe das limitações financeiras do projeto e por isso investe nos diálogos e na escuridão para construir um suspense sugestivo a lá “Twilight Zone”.
Leia a crítica completa: [Crítica] Na Vastidão da Noite
Destacamento Blood (Netflix)
Novo filme de Spike Lee, “Destacamento Blood” é o novo longa de guerra da Netflix. Nele acompanhamos a jornada de quatro amigos de volta ao Vietnã para encontrar um tesouro escondido e os ossos de um companheiro que perderam na guerra. Sustentado por uma bela atuação de Delroy Lindo, a obra subverte várias convenções do cinema e entrega uma experiência imersiva e poderosa.
Leia a crítica completa: [Crítica] Destacamento Blood
O Homem Invisível
Dirigido por Leigh Whannell, “O Homem Invisível” é uma releitura do clássico de mesmo nome. O longa é protagonizado pela sempre fantástica Elizabeth Moss e aposta em um terror psicológico e social para falar sobre relacionamentos abusivos, enquanto aterroriza pela sugestão da presença do homem invisível.
Leia a crítica completa: [Crítica] O Homem Invisível