Em tempos de isolamento social, muitas empresas tiveram que adaptar a forma como comercializam seus produtos e serviços. As redes sociais viraram grandes aliadas das marcas, especialmente dos micros e pequenos negócios, que viram nesse tipo de plataforma um meio de divulgação acessível. Especialmente para esses tipos de empresas, saber usar as redes sociais para alcançar mais clientes é algo fundamental.

Seja para conquistar novos clientes ou manter a fidelização dos clientes atuais, é possível impulsionar ainda mais suas vendas com 4 passos simples que você pode aplicar para todos os seus perfis.

Veja mais quais são as dicas para bombar as redes sociais da sua empresa na quarentena:

Aproveite todas as ferramentas para comunicar

impulsionar as redes sociais do seu negocio na quarentena 1

Conectar pessoas com interesses semelhantes sempre foi o grande objetivo das redes sociais. Para facilitar essa comunicação, as plataformas disponibilizam diferentes recursos para seus usuários – você pode aproveitar todos para o seu negócio! Vídeos, fotos, gifs, enquetes, enfim, recursos não faltam para engajar o público. No Instagram, por exemplo, você pode utilizar desde os Stories, até o IGTV.

Para as empresas, o vídeo tem sido um recurso interessante pois permite mostrar em detalhes como é o design ou a funcionalidade de um produto. Com o crescimento do interesse do público no consumo de vídeos, a dica é criar conteúdo neste formato para chamar a atenção do seu público. E saiba que tem como fazer vídeo com fotos e música no celular de uma forma prática e rápida!

Para fazer edições pelo smartphone você pode utilizar o aplicativo FilmoraGo. O app é totalmente em português, tem ótimas ferramentas de edição e apresenta um passo a passo para que você comece a editar. Assim, você pode unir vídeos do seu produto, imagens explicativas, colocar músicas e ainda salvar no formato correto para compartilhar com seus seguidores.

impulsionar as redes sociais do seu negocio na quarentena 5impulsionar as redes sociais do seu negocio na quarentena 6

Hashtags e emojis em todas as publicações

impulsionar as redes sociais do seu negocio na quarentena

Alguns recursos estão presentes nas redes sociais há muito tempo, como é o caso das hashtags e dos emojis. Mas você sabia que esses recursos são importantes para as redes sociais? Em plataformas como o Instagram e o Facebook, há uma “valorização” dos usuários que apostam nestes recursos, como maior exposição à sua rede de contatos. Principalmente para a aquisição de novos usuários orgânicos através das hashtags.

Porém, tanto hashtags quanto emojis devem ser utilizados com cautela e planejamento. Como as hashtags reúnem publicações de um mesmo segmento, é possível que pessoas interessadas em determinado tema encontrem o seu post e conheçam seu perfil por meio de uma hashtag.

Nunca utilize uma hashtag que não tenha relação com a publicação ou a marca, uma vez que pode causar o efeito contrário, gerando rejeição do público.

Faça pergunta para os seguidores

impulsionar as redes sociais do seu negocio na quarentena 3

Provavelmente você já viu uma postagem de algum influenciador com uma pergunta aleatória. Esse recurso é utilizado para gerar engajamento: há uma tendência natural do ser-humano responder quando é perguntado, mesmo que a questão não seja tão importante. Não é à toa que YouTube, Facebook e Instagram permitem as enquetes.

Você ainda pode utilizar essa ferramenta de forma estratégica, com o objetivo de conhecer mais sobre o seu público e sobre o que essas pessoas querem saber. Na quarentena, por exemplo, você pode criar enquetes para saber como seu público está se sentindo, ou se eles também estão realizando determinada atividade nesse período. É uma forma simples de gerar aproximação.

Presença em todas as redes não é necessário

impulsionar as redes sociais do seu negocio na quarentena 2

Cada vez mais redes sociais chegam ao público. Instagram, Facebook e TikTok são apenas algumas das mais populares da atualidade. Apesar dessa grande quantidade de plataformas, não é necessário estar presente em todas elas. É mais interessante compreender onde o seu público-alvo está e focar em produzir conteúdo para essa rede.

Mas se você resolver estar presente em várias plataformas ao mesmo tempo, lembre-se de fazer links entre elas. Em um vídeo no YouTube, por exemplo, você pode convidar os espectadores a acompanhar seu perfil no Instagram. No Instagram, você pode manter o link da conta no Twitter e assim sucessivamente.

Dica extra: interaja com as pessoas

impulsionar as redes sociais do seu negocio na quarentena 3

Se a rede social foi criada para conectar as pessoas, tenha certeza de que a interação é um conceito fundamental para quem quer utilizar as redes sociais a seu favor, algo que os algoritmos das plataformas estão sempre “de olho”. Para manter a interação em dia, vale responder comentários e mensagens privadas na maior quantidade possível.

Mostrar sua marca, seu trabalho ou sua imagem nas redes sociais é como estar em uma grande vitrine, especialmente no Brasil, onde 66% da população está conectada de alguma forma. Significa que mais de 140 milhões de pessoas acessam vídeos, conversam uns com os outros, compram e são influenciados por essas ferramentas. Ou seja, motivos não faltam para você mostrar o que faz e até transformar essa plataforma em fonte de renda, especialmente na quarentena.