Com o Halloween chegando, nada melhor do que aproveitar o mês de outubro para assistir filmes de terror. Pensando nisso, decidi trazer alguns dos grandes clássicos do gênero, sete obras obrigatórias para todo fã de horror, que vão do slasher à possessão demoníaca passando por zumbis, monstros alienígenas e bruxas.

Halloween – A Noite do Terror

Não teria como começar por outro filme senão por aquele que recebe o nome do dia 31 de outubro. Um dos primeiros slasher,  “Halloween – A Noite do Terror” é o melhor filme desse subgênero que se popularizou na década de 1980. Dirigido por John Carpenter, um dos grandes diretores de terror do cinema hollywoodiano, o longa acompanha uma noite em uma pequena cidade dos Estados unidos. O assassino silencioso Michael Myers foge do hospital psiquiátrico em que estava internado e retorna ao bairro onde foi criado. Lá ele começa a fazer suas vítimas, todas jovens.

A obra conta com uma das melhores trilhas sonoras da história do cinema (também composta por Carpenter) e Myers se tornou um símbolo no cinema slasher, aprimorando o assassino psicopata grande e implacável que também tem um lado sobrenatural. 

O Bebê de Rosemary

7 classicos do terror para assistir no mes do Halloween 2

O longa é o segundo da ótima trilogia do apartamento de Roman Polanski e conta a história de um casal que se muda para um apartamento. A partir de então, coisas estranhas começam a acontecer com a gravidez da esposa e a tensão aumenta com a presença de seus vizinhos em sua vida.

“O Bebê de Rosemary” é sem dúvida um dos melhores filmes do gênero de possessão demoníaca e terror urbano, influenciando assim até obras do terror independente atual.

Alien – O Oitavo Passageiro

Outro clássico a ter uma série de filmes a partir dele, “Alien” acompanha um grupo de cientistas explorando vida em outros planetas. Eles acabam encontrando um ser que vai tornar a viagem de volta bastante complicada.

Dirigido por Ridley Scott, o filme cria o principal alienígena assassino do cinema, ao mesmo tempo que utiliza a claustrofobia do espaço reduzido para confrontá-lo com a icônica Ripley, vivida por Sigourney Weaver.

O Massacre da Serra Elétrica

Outro clássico do slasher a ser feito antes da década de 1980, “O Massacre da Serra Elétrica” acompanha um grupo de jovens que acaba se cruzando com uma família de canibais, incluindo o icônico assassino leatherface.

Utilizando o já recorrente e suposto “baseado em fatos reais”, o filme cria sua atmosfera por meio de uma câmera sempre ativa e seu charme parte do baixo orçamento que pede inventividade para o diretor Tobe Hooper.

O Despertar dos Mortos

7 classicos do terror para assistir no mes do Halloween 3  

O segundo filme da trilogia mais importante do cinema de zumbi, “O Despertar dos mortos” se passa no mesmo universo de seu predecessor, mas cria novos personagens para sobreviver ao apocalipse zumbi. Se “A Noite dos Mortos-Vivos” foi importante para reinventar e praticamente criar o gênero de zumbi como conhecemos hoje, a sequência traz um lado ainda mais social para a trilogia e mostra como o terror é um gênero capaz de espelhar a nossa sociedade por meio de analogias.

George A. Romero ambienta esse filme em um shopping e faz um comentário sobre a sociedade do consumismo ao mostrar que mesmo mortas, aquelas pessoas voltam para o local onde passavam a maior parte de sua vida: o shopping. Vale um destaque ainda para extraordinária maquiagem de Tom Savini, jornalista de guerra que se destacou fazendo maquiagem de filmes de terror antes de começar a atuar e dirigir os seus próprios longas.

O Iluminado

Dirigido por Stanley Kubrick, um dos mestres do cinema, e adaptando uma obra de Stephen King, “O Iluminado” é para muitos (e para mim também) o melhor filme de terror da história, ainda que não tenha sido tão bem recebido na época. O longa acompanha um homem que vai com a sua esposa e seu filho tomar conta de um hotel durante o inverno, quando este fica fechado. Mas o que ele não sabia é que o lugar é amaldiçoado e repleto de almas malignas.

Além de aterrorizante, o filme explora a psicologia destrutiva e doentia de seu protagonista, que vai sendo consumido pelo lugar aos poucos. É também um dos filmes esteticamente mais intrigantes da história do gênero de terror. É uma pena que não tenhamos visto a parceria Stanley Kubrick-Jack Nicholson mais vezes.

https://www.youtube.com/watch?v=Gus5-rAR3k0&ab_channel=studio

Suspiria

Não poderia deixar de citar um giallo nessa lista, subgênero do horror italiano que muito influenciou o slasher e teve Dario Argento como um de seus grandes nomes. Repleto de cores gritantes e propositalmente artificiais, o longa acompanha uma bailarina americana que entra em uma renomada academia de dança na Itália. Então, uma série de assassinatos começam a ocorrer e descobrimos que o local guarda mistérios malignos. Ao contrário do slasher tradicional, “Suspiria” se diferencia justamente por esconder por quase todo o filmes quem é o responsável por aquelas mortes.

https://www.youtube.com/watch?v=mzUQDTkRlnQ

Veja esses posts também: