Muitos dos melhores filmes de todos os tempos começaram sendo um livro algum dia. Então um diretor teve uma brilhante ideia de produção e juntos, trouxeram aquela história escritas em palavras em uma obra de arte cinematográfica.

Separamos sete obras que se transformaram em filmes e fizeram mais justiça ao seu material de origem literária.

Todos os títulos abaixo estão disponíveis nos principais provedores de streaming.

To Kill a Mockingbird – O sol é para todos (1962)

Autor: Harper Lee
Diretor: Robert Mulligan
Elenco: Gregory Peck, John Megna, Frank Overton, Rosemary Murphy

Talvez nunca uma peça sobre moralidade tenha sido encenada sobre uma realidade tão vívida e dolorosa quando traduzida para o cinema. Gregory Peck interpreta o resoluto defensor do direito e ícone literário de justiça do autor com inflexível determinação, enquanto a direção de Mulligan para Scout, a jovem e frágil filha de Finch, sob cujo ponto de vista a história é contada, transmite a perda da inocência no âmago do romance de Lee com angustiante ressonância.

Assista na Apple TV, AMC On Demand

The Godfather – O poderoso chefão (1972)

Autor: Mario Puzo
Diretor: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Diane Keaton, Robert Duvall

A interpretação por Marlon Brando de Don Vito Corleone, o implacável e amoral chefe de uma poderosa família da máfia, é lendária entre os cinéfilos. Este lançamento clássico de uma trilogia clássica acompanha o conflito de Michael, filho de Corleone, através da cidade de Nova York dos anos 1940, enquanto ele tenta proteger o império criado por seu pai quando começa uma brutal guerra entre mafiosos. Além das premiadas interpretações dos complexos personagens de Puzo pelo elenco, Coppola executa o cenário vívido de Puzo com detalhes e precisão meticulosos, atraindo o público diretamente para a íntima justaposição de família e violência do filme.

Assista na Paramount+, Apple TV

The Princess Bride – A Princesa Prometida (1987)

Autor: William Golding
Diretor: Rob Reiner
Elenco: Cary Elwes, Robin Wright, Mandy Patinkin, Chris Sarandon, Wallace Shawn, Andre o Gigante, Christopher Guest, Billy Crystal, Carol Kane, Fred Savage, Peter Falk

A visão repleta de estrelas do mestre da comédia Rob Reiner da irônica e hilariante sátira de William Goldings ao gênero de fantasia é um inigualável clássico da comédia. Combinando sagacidade e romance, o filme é envolto em uma história contada a um menino acamado por seu avô, mas o humor é muito menos açucarado. Cena após cena, esta cínica, porém sentimental história de um livro de histórias se desenrola como um seriado de sequências de agora clássicos esquetes de comédia.

Assista The Princess Bride A Princesa Prometida – no Hulu, Disney+, AMC On Demand,

The Silence of the Lambs – O Silêncio dos Inocentes (1991)

Autor: Thomas Harris
Diretor: Jonathan Demme
Elenco: Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Ted Levine

Poucos cineastas conseguiriam trazer à tona a complexa história humana no âmago do romance de Harris. À primeira vista, um drama criminal de um serial killer com uma pitada de horror, sua história real é a perturbadora relação entre o encarcerado gênio louco e orgulhoso canibal, e o resiliente detetive iniciante designado para resolver este caso com a ajuda do criminoso. E pelas mãos desse elenco e diretor, ele surge tão íntimo quanto o de quaisquer dois amantes.

Assista no The Roku Channel, Tubi TV, Pluto TV

Pet Sematary – O Cemitério Maldito (1989)

Autor: Stephen King
Diretores: Kevin Kölsch, Dennis Widmyer
Elenco: Jason Clarke, Amy Seimetz, John Lithgow, Jeté Laurence, Hugo Lavoie

É difícil escolher apenas um romance de Stephen King manifestado de forma igualmente arrepiante na telona, mas este é talvez um dos mais eficazes, sem dúvida em parte por causa de seu vínculo cruelmente compassivo com crianças e animais. A arrepiante representação feita pelos diretores dos cemitérios e das horríveis criações geradas por ele no centro desse conto de advertência sobre luto e dizer adeus é fiel ao próprio King, e parte do que fez esse pesadelo cinematográfico segurar tantos espectadores acordados à noite.

Assista no Hulu + Live TV, AMC na Amazon Prime Video, AMC On Demand, Apple TV, Vudu, Pluto TV

Outros livros best-sellers de Stephen King adaptados para filmes de sucesso incluem:

  • The Shining – O Iluminado

  • The Shawshank Redemption – Um Sonho de Liberdade

  • Carrie – Carrie, a Estranha

  • Cujo – Cão Raivoso

  • Misery – Louca Obsessão

  • Christine – O Carro Assassino

  • Firestarter – A incendiária

filmes Stephen King

Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)

Autor: Winston Groom
Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise, Mykelti Williamson, Sally Field

Quase uma odisseia em seu enredo enganosamente extenso, o que torna Forrest Gump tão icônico é o protagonista homônimo no centro desta pretensa saga biográfica.. A leitura do livro de Winston Groom faz parecer quase impossível ligar seu desimportante, cronicamente simpático e simplório personagem com o heroísmo e a humanidade puros e genuínos que ele transmite. Cena após cena, Tom Hanks consegue transmitir empatia inesquecível.

Assista na Apple TV, Vudu, AMC On Demand

Fight Club – Clube da Luta

Autor: Chuck Palahniuk
Diretor: David Fincher
Elenco: Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter

Rivalizando The Shawshank Redemption – Um Sonho de Liberdade na categoria de finais inesperados, o distorcido conto psicológico de Palahniuk parece ainda mais impossível de retratar efetivamente em celuloide do que qualquer romance de Stephen King, mas de alguma forma Fincher consegue fazer isso e até melhorar as descrições do autor com música, edição e efeitos visuais chocantes. Para ajudá-lo, Norton e Pitt transmitem uma emoção tão crua à disjuntiva dupla central do autor que é como uma violenta e bela colisão de trem da qual é impossível desviar o olhar.

Assista na AMC Plus na Amazon Prime Video, AMC On Demand, Vudu, Apple TV

Resumo

A lista de grandes adaptações cinematográficas de livros é muito longa e rica demais para ser resumida em apenas sete títulos. Ainda assim, qualquer um dos títulos mencionados acima faria uma visão e leitura igualmente impressionantes. Na verdade, você pode se divertir ainda mais se fizer as duas coisas.

Qual outra adaptação você recomendaria para um segundo post?

imagem principal copia