Drew Gardner foi o fotógrafo responsável por criar o projeto chamado The Descendants cujo objetivo é recriar retratos de figuras históricas. Esse trabalho praticamente investiga a árvore genealógica de pessoas importantes da história a fim de fazer uma releitura desses registros com parentes das pessoas dos retratos originais.
Apesar de se tratar de uma iniciativa que relaciona possíveis semelhanças entre parentes, esse exercício visual de revisitação da história ocidental possui uma relevância muito maior do que esse simples fato: ajuda a mostrar alguns dos rostos de gerações esquecidas.
“Não estou dizendo que eles se parecem com seus antepassados. Estou incentivando um debate. Quero provocar uma conversa que deixe as pessoas curiosas sobre a História”.
Origem do The Descendants
Iniciado há cerca de 15 anos, o projeto de Gardner ganhou consistência com o passar do tempo. Desde então, ele já fotografou parentes de pessoas como o estadista americano Frederick Douglass, da Lisa del Giocondo (modelo da obra de Da Vinci), da pintora Berthe Morisot e do líder político Napoleão Bonaparte.
A reconstrução dos retratos segue critérios rigorosos determinados por Gardner.
- A figura histórica não deve ser mera celebridade
- A figura histórica deve ser amplamente conhecida pelo público
- Ela deve ter causado um impacto significativo na sociedade
Sendo assim, o fotografo analisa pinturas, fotografias e outras representações realistas da pessoa escolhida. Em seguida, ele passar a buscar por parentes vivos da família. Essa é, com certeza, a etapa mais difícil do processo, tendo em vista que muitas vezes exige uma investigação de até uma dúzia de gerações. Para isso, ele conta com o apoio de museus e instituições dedicadas à preservação histórica. Após identificar o parente ideal para a reconstrução do retrato, Gardner estabelece um contato a fim de saber se há o interesse de participar do projeto.
A imagem original é fortemente respeitada por Drew, sendo assim, ele utiliza trajes e acessórios antigos, afim de preservar o aspecto dela. Há coisas, porém, que não existem mais, como é o caso das enormes correntes enferrujadas presentes no pano de fundo do retrato do inventor Isambard Kigdom Brunel de 1857. Para tanto, o fotografo recorre à tecnologia, mais precisamente ao Photoshop.
Confira abaixo algumas imagens que mostram resultados impressionantes desse incrível projeto que recria retratos de figuras históricas.
Helen Pankhurst, bisneta da ativista dos direitos das mulheres Emmeline Pankhurst, uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo, que lutou incansavelmente pelo direito da mulher ao voto.
Kenneth Morris, trineto de Frederick Douglass, abolicionista americano, sufragista, autor, estadista e reformista. Acreditava na igualdade de todas as pessoas, independente de gênero, credo ou etnia. Também conhecido como “O Sábio de Anacostia”, ele é uma das figuras mais proeminentes da história dos afro-americanos e dos EUA.
Tom Wonter, tetraneto de William Wordsworth, posa como o retrato criado por William Shuter, em 1789. Wordsworth é um dos poetas ingleses mais consagrados da história. Dedicava a maioria de seus poemas à natureza. Sua linguagem simples revolucionou a poesia inglesa. Também conhecido como “poeta da humanidade”, ajudou a implementar o romantismo na literatura inglesa.
Lucie Rouart, bisneta de Berthe Morisot, recria a pintura de Edouard Manet, de 1872. Morisot foi uma pintora impressionista francesa, também conhecida como “a dama do impressionismo”. Não ganhou tanto prestígio quantos seus companheiros pintores da época, apesar de ser uma das fundadoras do movimento artístico.
Gerald Charles Dickens posa como seu tataravô Charles Dickens, recriando o retrato feito por Hebert Watkins, de 1858. Um dos nomes mais prestigiados da literatura. Dickens foi o mais popular dos romancistas da era vitoriana, cujos romances, hoje considerados clássicos, ainda ressoam na literatura mundial.
Hugo de Salis, tetraneto de Napoleão Bonaparte, recria a pintura feita por Jacques-Louis David em 1812. O líder político e estrategista de guerra é reconhecido como um dos principais militares de toda a história francesa. Conquistou um vasto território para a França durante seu Império Napoleônico.
Isambard Thomas, Trineto de Isambard Kingdom Brunel, posa como o retrato feito por Robert Howlett, em 1857. Brunel foi um importante inventor, engenheiro e arquiteto inglês, que revolucionou a tecnologia do transporte. Foi responsável por construir inúmeras pontes, túneis e trilhos de trem durante a Revolução Industrial britânica, além de navios que foram inovadores à sua época.
Irina Guicciardini Strozzi, bisneta da 15º geração de Lisa del Giocondo, a famosa Mona Lisa de Leonardo Da Vinci.
Veja também:
- Suren Manvelyan: fotógrafo captura como os olhos dos animais são únicos
- Show Me Your Fridge: fotógrafa cria projeto que registra geladeiras em diferentes culturas
- Karman Verdi: fotógrafo registra “fantasmas” no apartamento em sessão incomum na quarentena
- Elke Vogelsang: fotógrafa de animais registra cães adoráveis enquanto eles observam a câmera