“On The Rocks” conta a história de Laura. Desconfiada que esteja sendo traída pelo marido, ela é influenciada por seu pai a agir como detetive e descobrir a verdade sobre o seu casamento.
O filme está disponível no Apple TV+.
“Encontros e Desencontros 2.0”?
17 anos se passaram desde a primeira e única parceria entre Sofia Coppola e Bill Murray, com aquele que foi o filme mais premiado da carreira dos dois (e o melhor da filmografia da diretora): “Encontros e Desencontros.”. Mas essa não é a única semelhança entre o longa de 2003 e “On The Rocks.” Em ambos vemos a relação entre o personagem de Murray, um cara sarcástico e entediado que parece viver uma eterna crise da meia idade, com uma mulher bem mais jovem. Mais do que isso, as duas obras são focadas justamente na jornada de aproximação e autoconhecimento dessas personagens, ao mesmo tempo que adotam um tom tragicômico sem pretensões de serem mais do que são capazes de entregar.
É bem verdade que as diferenças também são muitas, a começar pela relação parental em “On The Rocks”, que em muito parece com o relacionamento entre Sofia e seu pai, o grande Francis Ford Coppola. Além disso, o novo longa também tem no personagem de Murray uma visão extremamente retrógrada de mundo e principalmente na sua forma de enxergar as mulheres, ainda que o filme acerte ao não julgá-lo, assim como a sua filha (Rashida Jones) o faz, relevando muitos dos absurdos ditos por ele.
Entretanto, é na ambientação que os filmes voltam a se conversar. É bem verdade que aquela Tóquio filmada em película e com cores lavadas em nada se parecem com essa Nova York, assim como o isolamento dos personagens de “Encontros…” se dava muito pela falta de comunicação linguística com os demais, o que não ocorre aqui. Porém, ambos compartilham uma mesma visão sobre a vida: a solidão humana e a dificuldade de se conectar. Se na Tóquio de “Encontros…” ocorria pela distância de casa, “On The Rocks” vem mostrar que isso pode acontecer até mesmo em sua zona de conforto.
Então, fica claro que a desconfiança de Laura para com seu marido (Marlon Wayans) serve apenas como um pontapé para a verdadeira relação do longa. De certa forma, Sofia faz uma declaração de amor para o seu pai, sem ignorar os seus defeitos, mas não deixando de amá-lo por isso.
Assim, a diretora e roteirista acerta ao construir uma narrativa simples, mas com muito coração, equilibrando o bom timing cômico da dupla principal, recheando a trama com um bom humor situacional (destaque para a hilária cena do carro com os policiais), mas não deixando de revelar os sentimentos dos dois, seja verbalizando ou principalmente mostrando por meio dos enquadramentos (sobretudo o plano holandês e o enquadramento que situa os dois na parte inferior do quadro).
Por mais que “On The Rocks” não seja tão preciso temática e tecnicamente quanto “Encontros e Desencontros”, ele é capaz de mostrar mais uma vez o quão talentosa é Sofia Coppola. E é mais um bom filme da A24 (que vai preencher o catálogo da Apple TV+).
Nota: 7.5
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz do filme em meu canal, o 16mm.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: On The Rocks
Data de lançamento: 02 de outubro de 2020
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Rashida Jones, Bill Murray, Marlon Wayans
Gêneros: Comédia, drama
Nacionalidade: EUA