Sabe aquele tipo de intervenção que a gente tem prazer de ver no meio da rua quando tá indo pra escola ou voltando do trabalho depois de um dia estressante? O artista francês Cal é um destes responsáveis e seus atos de vandalismo artístico em locais urbanos da cidade de Lyon chamam bastante a atenção. Isto é o que podemos chamar de “vandalismo do bem” e eu tenho certeza que você irá curtir bastante, principalmente pela interação que as obras causam no local. E o mais legal disso tudo é que a “tela” que dá vida às ilustrações é o próprio ambiente externo, como parques, estacionamentos, becos, paredes, placas, tijolos, etc!
O artista lyonnais é realmente muito intuitivo e inteligente ao fazer o que faz. Suas obras são, de fato, uma sacada realmente criativa, levando-o a aproveitar muito bem os espaços visualizados e trazendo, assim, uma ressignificação para o local, como toda boa arte.
“Eu brinco com o que me rodeia. Adoro distrair as coisas de seu propósito original.”
E por mais que sejamos levados a ver apenas a parte ilustrativa do trabalho de Cal, sua obra certamente fala mais do que aparenta. Ao observar determinadas situações, num primeiro momento não enxergamos quantas oportunidades se escondem ali, mas basta um olhar mais cuidadosamente artístico para enxergarmos um mundo vasto de possibilidades. E não é diferente com as ilustrações de Cal. Para isso, segundo ele, é preciso ser um observador.
“Eu ando muito, vejo muitas coisas. Adoro observar, olhar os detalhes. Costumo notar que uma pedra específica, um pedaço de pavimento, uma árvore, um tijolo se parece com alguma coisa.”
E como se trata de um trabalho extra estúdio, o processo criativo requer mais cuidado. Por isso, Cal nem sempre consegue reproduzir sua ideia de imediato. E ao dar vida a suas ilustrações diretamente nos ambientes, Cal ainda precisa se preocupar com a durabilidade das obras, pois, segundo ele, podem permanecer no lugar “de 5 minutos a vários anos, dependendo das técnicas e do critério do desenho.”
Inovação é uma das grandes virtudes deste artista, como realmente tem que ser. Recentemente, Cal pintou livros falsos em tijolos, dos quais 5 deles ficaram nas ruas da cidade e 5 foram levados para a sua galeria de arte @atelierducanal. Confira abaixo alguns dos atos de vandalismo artístico feitos pelo francês Cal!
Veja também: