Confira a linda sessão de fotos da alfabetização de crianças ribeirinhas no Amazonas
Uma das maiores satisfações de escrever aqui no Blog oS Profanos é se deparar com notícias como esta. E eu tenho certeza de que, assim como aconteceu comigo, seu coração ficará aquecido ao ver esta linda demonstração de gentileza e afeto na Comunidade Tabuleiro, Zona Rural do município de Carauari, no interior do Amazonas, afinal, nada como ver um sorriso no rosto de uma criança. Vir falar desta linda sessão de fotos da alfabetização de crianças ribeirinhas no Amazonas é, sem dúvidas, uma das melhores coisas que eu poderia fazer nestes últimos dias de 2020.
A missão da professora Laura na Escola José Maria Bahia Ramalho
A 788 Km de Manaus, capital do Amazonas, a realidade na Comunidade Tabuleiro, como você bem deve presumir, é bastante diferente do que muitos de nós estamos acostumados. O pouco acesso à tecnologia e à modernidade, a falta de oportunidades mais abrangentes e os poucos recursos disponíveis são alguns dos aspectos que inviabilizam muitas coisas para quem vive na região. Diante das dificuldades enfrentadas pelas crianças ribeirinhas, nada como a sensibilidade de um professor para mostrar que a esperança é o melhor combustível para enfrentar as adversidades da vida. E a grande responsável por proporcionar este momento incrível é a professora Laura Viviane, que é formada em Ciências Biológicas e começou a trabalhar como professora na Escola José Maria Bahia Ramalho este ano. Ao realizar a sessão de fotos com os formandos, a professora não apenas marcou a vida dos alunos, como dos pais deles, que também participaram desta incrível homenagem. E nada como ter orgulho do futuro de cada uma daquelas crianças, afinal, a caça e a pesca estão para eles como as profissões de médico, advogado, engenheiro estão para muitos de nós. Por isso, a ideia de usar o lago e a floresta, provável local de trabalho de muitos ali, como plano de fundo desse belíssimo ensaio fotográfico foi autêntica e acertada.
“É uma oportunidade que chega a ser única na vida de uma criança. Ainda mais aqui, na Zona Rural, afastada da cidade, longe de tudo, da modernidade. Sendo que geralmente os filhos crescem se inspirando nos pais, que são caçadores, pescadores, agricultores, vivem da roça. E a gente sabe que para seguir esses passos, de certa forma, não terão uma formatura. Então, eu quis tornar esse momento único na vida deles, ao menos uma vez na vida”.
Ajudar os pais em casa é uma tarefa que crianças em situação semelhante à da Comunidade localizada no interior do Amazonas aprendem desde muito cedo. E, como muitos deles seguem o ofício dos pais, nada como valorizar estas profissões igualmente importantes para a sociedade.
“Foi um ano de desafios, mas muito gratificante. Tanto para mim quanto para os meus alunos. A gente sabe que a realidade não é fácil, né?! Eles têm que ajudar os pais em casa, ou ajudar a caçar, a pescar, mas seguiram firmes nos seus objetivos, nos seus sonhos e conseguiram concluir o curso. Eles são motivo de muito orgulho para mim”
A missão de Laura foi, ao mesmo tempo, desafiadora e recompensadora. De início, a timidez foi um empecilho, mas logo todos se soltaram e aproveitaram o momento. A professora, inclusive, dirigiu e fotografou o ensaio.
“As crianças e os pais amaram. No começo alguns ficaram meio tímidos, mas depois eles se soltaram e gostaram muito. Queriam repetir a sessão. No outro dia, algumas crianças me perguntaram: ‘Professora, hoje vai ter foto de novo?’ Foi muito gratificante, emocionante ter vivenciado esse momento com eles. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que puderam contribuir para que esse momento pudesse acontecer. Me sinto realizada, com o sentimento de dever cumprido. Esse é o meu primeiro ano e apesar de tudo o que estamos vivendo, dessa pandemia, dessa realidade totalmente diferente que fomos obrigados a viver, foi muito gratificante. Eu tinha o costume de estar com a família, amigos, mas estou vivendo numa outra realidade, ao lado deles, dos meus alunos, das suas famílias. Foi uma experiência única, sem dúvidas”.
Confira abaixo esta linda sessão de fotos da alfabetização de crianças ribeirinhas no Amazonas realizada pela professora Laura Viviane!
Veja também: