“O Céu da Meia-Noite” se passa em um futuro em que a Terra se tornou inabitável e cientistas procuram um novo planeta para a sobrevivência da humanidade. Então, vemos um grupo de astronautas retornando desse planeta para a Terra sem saber da situação por aqui, enquanto um cientista tenta avisá-los para não voltarem.
O filme está disponível na Netflix.
Uma ficção científica intimista
Apesar da premissa bem genérica, “O Céu da Meia-Noite” consegue se diferenciar da maioria dos filmes do gênero ao focar no pequeno ao invés do grandioso. Mesmo outras obras do gênero que se interessavam pela psicologia e intimidade de seus personagens, como o excelente “Solaris”, o bom “Perdido em Marte” e o fraco “Interestelar”, sempre em algum momento o macro se opõe ao micro. Nesse sentido, o novo filme dirigido e protagonizado por George Clooney se mantém bem fiel a proposta original. Não só nos acontecimentos do roteiro, mas também nas atuações intimistas e na bela trilha sonora minimalista de Alexander Desplat. Em teoria, o longa está muito mais interessado em seus personagens do que nas catástrofes ou na possibilidade de vida em outro planeta.
Por isso, “O Céu da Meia-Noite” acaba falhando justamente naquilo que deveria ser o mais importante: a construção e o desenvolvimentos dos personagens. O longa é incapaz de criar bons conflitos para eles além da premissa e não consegue fazer com que as diferentes linhas narrativas pareçam se passar no mesmo universo. Mais do que isso, na tentativa de resolver os dois núcleos, a obra não consegue desenvolver nenhum deles. O único personagem que conhecemos alguma informação é o protagonista, porém essas vêm por meio de preguiçosos flashbacks mal fotografados e encenados, criando assim uma terceira identidade que não conversa com as outras duas.
Assim, fica difícil se importar com aquelas pessoas que mal conhecemos e a tentativa de nos emocionar ao adicionar uma relação conjugal soa completamente forçada. Só que a decisão de não fornecer informações ao espectador se torna ainda mais frustrante quando descobrimos que tudo estava sendo guardado para um grande desfecho, um plot twist inesperado que ia explodir a cabeça do público. Entretanto, o tiro sai pela culatra, já que essa reviravolta comumente utilizada no cinema pode ser vista desde o primeiro ato.
Então, “O Céu da Meia-Noite” é um pouco decepcionante por não conseguir desenvolver com eficiência a interessante proposta inicial e ficar preso a um plot twist que tira a força da obra ao invés de trazer o impacto esperado.
Nota: 5.5
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Midnight Sky
Data de lançamento: 23 de dezembro de 2020
Direção: George Clooney
Elenco: George Clooney, Felicity Jones, Kyle Chandler
Gêneros: Drama, Ficção Científica
Nacionalidade: EUA