Andrey Goopsa: artista mostra, com antes e depois, como cidades pós-soviéticas deveriam ser hoje
Refletir sobre aquilo que deveria ter sido é, sobretudo, algo filosófico. E artístico, claro. Andrey Goopsa, artista digital e blogueiro nascido na Ucrânia, possui um trabalho incrível chamado “Florescer” que mostra como as cidades pós-soviéticas deveriam ser hoje em dia, como quem tentasse justapor a realidade vivida nas antigas cidades da URSS durante o processo histórico.
A procura de Goopsa se deu em países como Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia. Diante disso, ele identificou a necessidade de uma reforma moderna e, para tanto, passou a reimaginar essas cidades através do auxílio do Photoshop. Um dos grandes exemplos que podem ser citados aqui é a tentativa de reconstruir Pripyat, cidade onde aconteceu o tão conhecido desastre nuclear de Chernobyl, que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), incorreu na morte de aproximadamente 50 pessoas.
Os desenhos fazem parte da vida de Andrey desde a infância, principalmente por ter frequentado uma escola de arte, um liceu, além de uma academia de desenho industrial. Ao final, o projeto “Florescer” surgiu.
“Meus estudos não correram bem porque, ao mesmo tempo, estava criando para meu canal no YouTube, que era minha prioridade. No final, consegui um diploma e só depois disso comecei meu projeto ‘Florescendo’. Até então, eu estava filmando minhas viagens explorando lugares abandonados na Ucrânia. Naquela época, eu não sabia muito sobre arquitetura e infraestrutura. Desenvolvi meus conhecimentos com o projeto ‘Florescer’. Quando me decidi pelo assunto e pela localização de No meu próximo vídeo, fiz muitas pesquisas e apliquei esse conhecimento. Hoje, acumulei conhecimento e não preciso vasculhar a internet para criar outro episódio de vídeo para o projeto”.
Florescer surgiu com a ideia de mostrar que, apesar do que aconteceu, as pessoas que residem nestas cidades podem viver vidas melhores. Ver suas cidades transformadas emociona muita gente que acompanha o trabalho artista ucraniano.
“Meu objetivo é mostrar à sociedade que precisamos exigir mais de nosso governo. A maioria dessas pessoas não tem ideia de como as cidades deveriam ser no século 21. Espero que as pessoas comecem a exigir um ambiente urbano de qualidade para si mesmas. Os países pós-soviéticos parecem piores do que nunca. Não há mudanças drásticas acontecendo, então as paisagens urbanas estão entupidas com varandas feitas à mão e outras construções externas, publicidade bagunçada e placas feias. […] 9% do feedback do meu conteúdo é positivo. As pessoas começam a compreender e a querer viver em cidades bonitas e confortáveis.
O mais interessante do trabalho de Andrey Goopsa é cada um dos pequenos detalhes. Limpar ruas de lixo e publicidade, reformar rédios e estradas, consertar paisagens e até mesmo introduzir novos meios de transporte são algumas das modificações que ele realiza em cada uma de suas criações.
“Em minha opinião, existem três etapas cruciais que podem transformar nossas cidades. Em primeiro lugar, precisamos ter um código de design universal para placas e anúncios de lojas. Em segundo lugar, introduzir o transporte público moderno. Por último, devemos renovar os edifícios ‘Khrushchevka’.”
Confira abaixo algumas das incríveis imagens do trabalho de Andrey Goopsa, artista ucraniano que mostra, com antes e depois, como cidades pós-soviéticas deveriam ser hoje.
Lesosibirsk, Rússia
Pripyat, Ucrânia
Vorkuta, Rússia
Pripyat, Ucrânia
Mykolaiv, Ucrânia
Pripyat, Ucrânia
Mykolaiv, Ucrânia
Cherkasy, Ucrânia
Pripyat, Ucrânia
Ucrânia
Chelyabinsk, Rússia
Krasnoyarsk, Rússia
Vorkuta, Rússia
Chernivtsi, Ucrânia
Minsk, Bielo-Rússia
Mykolaiv, Ucrânia
Ufa, Rússia
Novokuznetsk, Rússia
Mykolaiv, Ucrânia
Cherkasy, Ucrânia
Zaporizhzhia, Ucrânia
Veja também: