Como vinha se desenhando ao longo de toda a temporada de premiações, o Oscar 2021 não reservou grandes surpresas para os espectadores. Talvez as maiores exceções tenham sido justamente as duas categorias finais: Melhor Ator e Melhor Atriz. Isso porque Chadwick Boseman (prêmio póstumo) e Viola Davis eram os dois favoritos, respectivamente. Mas eles foram desbancados pelas belas atuações dos experientes Anthony Hopkins e Frances McDormand. Esta chegou a sua terceira estatueta, igualando Merryl Streep como a segunda atriz com mais oscars.
No fim, acabou por ser uma premiação bastante equilibrada, com uma divisão entre os vencedores. “Nomadland” foi o grande vencedor da noite, com 3 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção (Chloe Zhao). Chloe se tornou apenas a segunda diretora a vencer na categoria em 93 edições, e a primeira não americana a conseguir esse feito. E ainda mais interessante foi a apresentação da categoria ser feita por Bong Joon-Ho, sul-coreano que venceu ano passado por “Parasita”.
Além de “Nomadland”, outros seis indicados a Melhor Filme conseguiram pelo menos uma estatueta. O único dos oito filmes que concorreram a categoria principal a sair de mãos abanando foi “Os 7 de Chicago”, grande aposta da Netflix para o Oscar 2021. Apesar disso, a Netflix ainda foi o estúdio com mais prêmios, somando sete, com destaque para os dois de “Mank” e “A Voz Suprema do Blues”.
Porém, talvez o grande destaque da noite tenha sido mesmo o formato da premiação, adaptado ao distanciamento social e com o evento acontecendo simultaneamente em várias sedes, em diversos países. É bem verdade que a falta de um apresentador e de números de comédia tornaram o Oscar 2021 um pouco monótono e ao mesmo tempo curioso, já que a câmera passeava pelas mesas assim como os apresentadores, quebrando um pouco o protocolo tradicional da premiação.
E eu não poderia terminar de outra forma que não com a dancinha da Glenn Close, em um dos momentos mais divertidos da noite. Sem dúvida é um meme instantâneo.
Veja a lista completa de vencedores do Oscar 2021:
Melhor filme
- “Meu pai”
- ‘”Judas e o messias negro”
- “Mank”
- “Minari”
- “Nomadland”
- “Bela vingança”
- “O som do silêncio”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor atriz
- Viola Davis – “A voz suprema do blues”
- Andra Day – “Estados Unidos Vs Billie Holiday”
- Vanessa Kirby – “Pieces of a woman”
- Frances McDormand – “Nomadland”
- Carey Mulligan – “Bela vingança”
Melhor ator
- Riz Ahmed – “O som do silêncio”
- Chadwick Boseman – “A voz suprema do blues”
- Anthony Hopkins – “Meu pai”
- Gary Oldman – “Mank”
- Steve Yeun – “Minari”
Melhor direção
- Thomas Vinterberg – “Druk – Mais uma rodada”
- David Fincher – “Mank”
- Lee Isaac Chung – “Minari”
- Chloé Zhao – “Nomadland”
- Emerald Fennell – “Bela vingança”
Melhor atriz coadjuvante
- Maria Bakalova – “Borat: fita de cinema seguinte”
- Glenn Close – “Era uma vez um sonho”
- Olivia Colman – “Meu pai”
- Amanda Seyfried – “Mank”
- Yuh-Jung Youn – “Minari”
Melhor ator coadjuvante
- Sacha Baron Cohen – “Os 7 de Chicago”
- Daniel Kaluuya – “Judas e o messias negro”
- Leslie Odom Jr. – “Uma noite em Miami”
- Paul Raci – “O som do silêncio”
- Lakeith Stanfield – “Judas e o messias negro”
Melhor filme internacional
- “Druk – Mais uma rodada” (Dinamarca)
- “Shaonian de ni” (Hong Kong)
- “Collective” (Romênia)
- “O homem que vendeu sua pele” (Tunísia)
- “Quo vadis, Aida?” (Bósnia e Herzegovina)
Melhor roteiro adaptado
- “Borat: fita de cinema seguinte”
- “Meu pai”
- “Nomadland”
- “Uma noite em Miami”
- “O tigre branco”
Melhor roteiro original
- “Judas e o Messias negro”
- “Minari”
- “Bela vingança”
- “O som do silêncio”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor figurino
- “Emma”
- “A voz suprema do blues”
- “Mank”
- “Mulan”
- “Pinóquio”
Melhor trilha sonora
- “Destacamento blood”
- “Mank”
- “Minari”
- “Relatos do mundo”
- “Soul”
Melhor animação
- “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”
- “A Caminho da Lua”
- “Shaun, O Carneiro: O Filme – A fazenda Contra-Ataca”
- “Soul”
- “Wolfwalkers”
Melhor curta de animação
- “Burrow”
- “Genius Loci”
- “If Anything Happens I Love You”
- “Opera”
- “Yes People”
Melhor curta-metragem em live action
- “Feeling Through”
- “The Letter room'”
- “The Present”
- ‘”Two Distant Strangers”
- “White Eye”
Melhor documentário
- “Collective”
- “Crip Camp”
- “The Mole Agent”
- “My Octopus Teacher”
- “Time”
Melhor documentário de curta-metragem
- “Collete”
- “A Concerto is a Conversation”
- “Do Not Split”
- “Hunger Ward”
- “A Love Song for Natasha”
Melhor som
- “Greyhound: Na mira do inimigo”
- “Mank”
- “Relatos do mundo”
- “Soul”
- “O som do silêncio”
Canção original
- “Fight for you” – “Judas e o messias negro”
- “Hear my voice” – “Os 7 de Chicago”
- “Husa’vik” – “Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars”
- “Io sì” – “Rosa e Momo”
- “Speak now” – “Uma noite em Miami”
Maquiagem e cabelo
- “Emma”
- “Era uma vez um sonho”
- “A voz suprema do blues”
- “Mank”
- “Pinóquio”
Efeitos visuais
- “Problemas Monstruosos”
- “O céu da meia-noite”
- “Mulan”
- “O grande Ivan”
- “Tenet”
Melhor fotografia
- “Judas e o Messias Negro”
- “Mank”
- “Relatos do Mundo”
- “Nomadland”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor montagem
- “Meu Pai”
- “Nomadland”
- “Bela Vingança”
- “O Som do Silêncio”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor design de produção
- “Meu Pai”
- “A Voz Suprema do Blues”
- “Mank”
- “Relatos do Mundo”
- “Tenet”