Em “Passagem Secreta” acompanhamos Alice, uma jovem obrigada a se mudar sozinha para uma pequena cidade, onde encontra um novo grupo de amigos. Ao invadir um parque de diversões para resgatar um dos seus colegas, ela descobre segredos.
O filme está disponível nos cinemas.
Uma direção que não sabe conduzir atuações infantis
“Passagem Secreta” combina crianças a uma direção inexperiente e cria uma experiência completamente artificial em meio a uma história desinteressante.
Depois de começar em um tom pesado, que busca retratar os efeitos de uma relacionamento super abusivo, o filme imediatamente se volta para uma diversão aventuresca entre dois garotos e uma garota, para depois alternar entre as duas histórias aparentemente sem ligação até elas se encontrarem.
A verdade é que independente do foco narrativo, todo o filme sofre dos mesmos problemas e todos envolvem um desconhecimento total do diretor Rodrigo Grota em lidar com a linguagem cinematográfica.
Com escolhas tipicamente amadoras, como decupar uma cena sempre enquadrando um personagem até que ele finalize o diálogo para só depois cortar para o outro personagem e este começar a falar, o longa faz o tom desconjuntado, trilha sonora óbvia e a história bobinha parecerem inofensivas em meio a uma direção de atores típicas de novelas da Record.
É bem verdade que lidar com atuações infantis é sempre complicado e exige um trabalho extra da direção. Até mesmo o bom Daniel Rezende teve essa dificuldade no recente “Turma da Mônica – Laços”. Mas qualquer comparação entre este filme e “Passagem Secreta” soa ofensivo para o primeiro.
Isso porque Grota não consegue lidar nem com os atores adultos. Claro que o texto super artificial, com palavras ditas da maneira mais formal possível, não ajuda. Mas, mesmo assim, nada justifica as atuações do longa, que o tornam praticamente inassistível. Fica claro que os atores estão só declamando um texto decorado.
É difícil encontrar algo para se gostar no filme. Talvez eu esteja sendo injusto, já que ele se volta um pouco mais para o público infantil. Mas a verdade é que usar isso como desculpa é dizer que as crianças merecem assistir qualquer coisa porque elas não têm qualquer senso crítico.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Passagem Secreta
Data de lançamento: 11 de novembro de 2021
Direção: Rodrigo Grota
Elenco: Luiza Quinteiro, João Guilherme Ota
Gêneros: Drama, Aventura
Nacionalidade: Brasil