“The Batman” é o primeiro filme de um novo universo de Gotham City, que pode ou não ter conexão com outros filmes da DC. O longa é dirigido por Matt Reeves e protagonizado por Robert Pattinson.
Vale a pena assistir?
“Batman” se inspira nos filmes Noir dos anos 1940 e 1950 e nas obras de serial killer dos anos 1990 e 2000 para compor um jogo de detetive, em uma Gotham gótica e chuvosa.
Vemos então o filme de super-heróis mais diferente de todos os tempos (digo diferente, não necessariamente o melhor). Isso porque, se outros filmes de heróis flertaram com outros gêneros, como “Logan” (western), “Capitão América: O Soldado Invernal” (thriller de espionagem) e “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (gângster), todos eles eram acima de tudo um filme de super-herói com referências.
“The Batman” é o primeiro a subverter essa lógica (podemos citar “Coringa” também, por ser um filme baseado no personagem das HQs) ao se construir inteiramente como um filme detetive/serial killer, usando toda a estrutura do gênero e seus elementos estéticos, ao mesmo tempo que se utiliza dos elementos das HQs apenas para nos situar em um universo do Batman.
Assim, o detetive usa máscara e roupa blindada, enquanto o assassino também tem seu traje. O mesmo vale para a maquiagem pesada de um dos antagonistas ou para a roupa do par romântico. Mas, isso em nada tira o longa de trilhar o caminho dos filmes de detetive.
Além disso, Robert Pattinson volta a mostrar mais uma vez (como já tinha feito antes por várias vezes) porque é um dos grandes atores da última década, ao compor um Bruce Wayne pessimista e procurando o seu lugar para ajudar aquela cidade. O mesmo vale para Zoe Kravitz, que traz a sensualidade necessária, ao mesmo tempo que desenvolve uma complexa Mulher-Gato. Paul Dano, com seu trabalho corporal e voz nos apresenta um instigante vilão. E os elogios se estendem a todo o elenco, principalmente ao Pinguim de Colin Farrell.
Mais uma vez, então, Matt Reeves mostra que é um dos melhores diretores da Hollywood atual, com um filme denso e estiloso, sombrio e caótico que certamente não pode ser perdido. O melhor filme de herói em mais de uma década.
Assista a minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Batman
Data de lançamento: 1º de março de 2021
Direção: Matt Reeves
Elenco: Robert Pattinson, Zoe Kravitz, Andy Serkis, Paul Dano, Colin Farrell
Gêneros: Noir, Ação
Nacionalidade: EUA