“Flee – Nenhum Lugar Para Chamar de Lar” é um documentário animado que foi indicado a três estatuetas no último Oscar (Animação, Filme Internacional e Documentário).
O filme estará disponível nos cinemas.
Vale a pena assistir?
“Flee” conta a história de um homem afegão, que relata a sua história até chegar na Dinamarca e encontrar o seu esposo. Com isso, somos levados por suas memórias a um drama que é vivido por muitos refugiados. Primeiro ele tem difícil vida na Rússia, onde estava ilegalmente, antes de idas e vindas, até ser acolhido no país escandinavo.
O grande trunfo de “Flee” está em como usa a técnica cinematográfica de forma dramática, ao mesmo tempo que permite essa história a existir. Isso porque, a animação serve aqui como uma forma de esconder a identidade do protagonista, preservando assim a sua vida e também a de sua família.
Ao mesmo tempo, o documentário faz um ótimo retrato do que é ser um refugiado na Europa e o como pessoas têm suas vidas mudadas por causa das guerras. O personagem, como muitas pessoas, é obrigado a fugir de seu lar para se salvar. Mas entra em um dilema identitário que parte da xenofobia dos cidadãos dos países em que viveu.
Outro fator importante é sua sexualidade, que ele deve esconder, tanto no seu país de origem, quanto na Rússia, além de não revelar para sua família. Assim, ele se transforma em alguém que tem de esconder quem é o tempo todo.
Sem dúvidas um grande filme que merece ser assistido.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Flugt
Data de lançamento: 21 de abril de 2021
Direção: Jonas Rasmussen
Gêneros: Animação, Documentário
Nacionalidade: Dinamarca