“Luta Pela Liberdade” é o novo thriller histórico do diretor chinês Zhang Yimou, conhecido por obras como “Herói” e “A Grande Muralha”.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
Em “Luta Pela Liberdade”, Zhang Yimou se arrisca pela primeira vez no thriller histórico, mas sem deixar de lado o seu formalismo característico.
Aqui, acompanhamos a China enquanto invadida pelos japoneses, enquanto um grupo de rebeldes tenta sobreviver e realizar uma difícil missão secreta contra seus opressores.
É interessante colocar em contexto que Yimou não só é um dos diretores mais prolíficos e bem-sucedidos do país, como também um dos que mais agrada o regime autoritário chinês. A censura do governo chinês para com o cinema é fortíssima a ponto de incentivar narrativas patrióticas que exaltem o país e seus feitos. Aqui Yimou se encaixa muito bem. Vemos isso não só em “Luta Pela Liberdade”, como por exemplo, na resolução de seu excelente “Herói”.
Entretanto, o cinema de Yimou vai muito além da propaganda. O diretor é um formalista nato, sempre muito mais preocupado com a forma e o estilo empregado do que com a mensagem política.
Dono de obras visualmente belíssimas como os seus wuxias “O Clã das Adagas Voadoras”, “Shadow” e o já citado “Herói”, Yimou geralmente se apoia na fantasia para construir sua mise en scéne cheia de cores, vida e acrobacias.
Porém, nesse sentido, “Luta pela Liberdade” acaba por ser uma empreitada bem eficiente e não menos ousada. Por trabalhar um contexto histórico mais próximo e com um certo foco no realismo, o interesse se volta para como ele desenvolve essa trama mais confusa, sem deixar de prezar por uma estética mais deslumbrante. É uma boa pedida para os fãs do diretor.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: 悬崖之上
Data de lançamento: 17 de agosto de 2022
Direção: Zhang Yimou
Elenco: Zhang Yi, Liu Haocun
Gêneros: Ação, suspense
Nacionalidade: China