“Marte Um” é o novo filme nacional de Gabriel Martins premiado no Festival de Gramado, o mais importante do Brasil, e elogiado no festival de Sundance.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Marte Um” conta história de uma família pobre e negra de Belo Horizonte, enquanto abarca os sonhos de cada um dos personagens e o seu dia a dia.
O grande mérito de Gabriel Martins está justamente em criar empatia e identificação para com o público. O sonho de ver o seu filho ser craque do time do coração, o trabalho e estudo do dia a dia, o sonho que soa inalcançável, a busca pela liberdade pessoal, o medo do amanhã, as tragédias diárias na televisão, as pegadinhas e programas de auditório, o futebol, o churrasco ou a balada ao fim de semana para fugir da rotina etc.
Martins mostra desde as estrelas do plano inicial (que se repete no plano final do filme) os sonhos de cada um. Porém, ele nunca esquece que essa dura realidade distancia esses sonhos. Não à toa, enquanto o menino “sonha” com as estrelas, ao fundo, o rádio anuncia Bolsonaro como presidente do país. Ou seja, a realidade sempre puxa esses personagens de volta.
Com isso, “Marte Um” acaba por ser um retrato tocante do Brasil e do brasileiro. Entre o sonho distante e a dura realidade cotidiana. Um filme lindo que merece ser assistido.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Marte Um
Data de lançamento: 25 de agosto de 2022
Direção: Gabriel Martins
Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Cícero Lucas
Gêneros: Drama
Nacionalidade: Brasil