“Amsterdam” é o novo filme de mistério e comédia, dirigido por David O. Russell, e com elenco estelar, contado com Margot Robbie, Christian Bale, John David Washington, Robert De Niro, Anya Taylor-Joy, Michael Shannon, Mike Myers, Chris Rock, Rami Malek e Taylor Swift.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Amsterdam” se utiliza da estrutura do filme noir, mas o combina à comédia de erros para criar uma experiência confusa e inconsequente.
Muito se tem criticado no novo filme de David O. Russell por ser “confuso” ou “usar mal seu elenco”. Porém, de ambos eu discordo, ainda que concordando com o primeiro.
Sim, “Amsterdam” é confuso em certo sentido, mas é justamente aí que está o que há de mais delicioso nessa narrativa noir. As perguntas que nunca geram respostas, mas apenas mais perguntas, sempre levando a novos personagens suspeitos e uma possível conspiração maior.
E aí que entra o bom elenco, que se diverte criando personas exageradas, em que Russell brinca com os nomes de peso ao sugerir ao público que eles podem ser os responsáveis por resolver o mistério. Mas não são, pelo menos não de imediato.
É esse prolongamento da busca por respostas que diverte pela ansiedade criada no espectador, ainda que seja também o maior problema do filme. Isso porque os minutos finais traem por completo toda a narrativa construída, criando apenas umas respostas fáceis e apressadas. É aí que muito do longa acaba soando mais como excentricidade calculada de Russell e menos como uma narrativa inconsequente, como se sustenta por quase duas horas.
Ainda assim, é o melhor dos últimos do filme do cineasta, simplesmente por abandonar um pouco a pretensão calculada em prol de uma diversão mais boba.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Amsterdam
Data de lançamento: 6 de outubro de 2022
Direção: David O. Russell
Elenco: Margot Robbie, Christian Bale, John David Washington, Robert De Niro
Gêneros: Noir, comédia
Nacionalidade: EUA