“Vórtex” é o novo filme dramático que chega no Brasil pela Mubi, dirigido por Gaspar Noé, e protagonizado por Dario Argento e François Maburn.
O filme está disponível na Mubi.
É bom?
“Vórtex” é o filme mais íntimo e diferente da carreira de Gaspar Noé. Isso não quer dizer que o cineasta se desprende totalmente de sua hiper estilização ou da busca por causar um choque no espectador. Mas aqui o faz de maneira mais sutil e visando a empatia do espectador, não o choque pelo choque.
Com isso, o que torna mais evidente nesse fazer cinematográfico mais estilizado aqui não é o neon e o choque não parte de mortes sangrentas ou sexo explícito. Noé vai as dificuldades enfrentadas no fim da vida para separar um casal que mora junto.
Assim, divide a tela em dois, prendendo esses personagens em seus próprios mundos claustrofóbicos e quase solitários, mesmo quando ambos estão no mesmo ambiente.
Ao mesmo tempo, o impacto no espectador é provocado pelas situações que ocorrem, fazendo o público sentir não pena, mas entender a situação dos personagens baseado no conhecimento que temos sobre a velhice. Convida-nos a lembrar de um pai, avó, bisavó ou conhecido e nos machucar por relembrar o que pode ter acontecido com cada um deles.
Assim, Noé adota uma abordagem diferente para um filme semelhante, renovando o seu cinema para uma busca mais sensorial e menos apelativa.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Vortex
Data de lançamento: 1º de outubro de 2022
Direção: Gaspar Noé
Elenco: Dario Argento, Françoise Maburn
Gêneros: Melodrama
Nacionalidade: EUA