“O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder” é a nova série da Amazon Prime Video que adapta a segunda era da Terra Média, muitos anos antes da famosa trilogia.
A série está disponível no Prime Video
É bom?
“Anéis de Poder” finaliza sua primeira temporada como uma grande e deslumbrante preparação para o que vem depois.
Fica claro que grande parte das escolhas da primeira temporada da série muito tem a ver com uma questão comercial. Primeiro porque a Amazon não tinha os direitos de adaptar qualquer obra de J. R. R. Tolkien, já que o contrato estava restrito aos apêndices de “O Senhor dos Anéis”, que são pouco mais de 200 páginas.
Além disso, os criadores tinham de lidar com a ideia já presente na cabeça do público que conhecia o universo por conta dos filmes do Peter Jackson, e viam magos, hobbits, humanos, elfos, orcs, anãos e outras criaturas coexistindo no mundo mágico da Terra Média.
Com isso, veio a decisão de criar algo novo que trouxesse elementos da segunda era do universo, como Galadriel, Gil-Galad, Elrond, Númenor, Durin III e IV, Sauron e Valinor e unir àquilo que protagonizou os filmes passados na terceira era: Gandalf e os hobbits.
A série então se desenvolveu por conta própria até chegar em um fim de temporada bastante aberto que finalmente se aproxima mais dos eventos do livro, como a criação dos anéis élficos, revelação de Sauron, Númenor comandada por Ar-Pharazon etc. A partir daí, uniu o núcleo dos hobbits e o mago àquilo que só aconteceria na era seguinte de Tolkien, mas que pouco tinha sido escrito sobre.
Assim, apesar de um ritmo bastante cadenciado e alguns tropeços pelo caminho, “Anéis de Poder” conseguiu trazer de volta a magia e grandeza da Terra Média, ao mesmo tempo que preparou terreno para uma fusão entre identidade própria e uma aproximação ao universo de Tolkien. No final, o saldo é para lá de positivo.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Lord of the Rings: The Rings of Power
Data de lançamento: 14 de outubro de 2022 (Episódio Final)
Elenco: Morfydd Clark, Robert Aramayo, Ismael Cruz Córdova
Gêneros: Fantasia
Nacionalidade: EUA