“Pinóquio” é o novo filme animado da Netflix, dirigido e pensado por Guillermo Del Toro, que reinventa a animação da Disney dos anos 40 e o conto que originou todas as versões.
O filme está disponível na Netflix.
É bom?
“Pinóquio” traz o cinema de Del Toro para uma reinvenção da animação clássica, tanto em temáticas quanto em sua mise en scène.
Diferente do longa de 1940, o cineasta mexicano não tem qualquer receio de se apoiar no lado mais sombrio do conto clássico, mas deslocando a história para a Itália fascista durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, o cineasta explicita o seu discurso e até os acontecimentos mais macabros, como as mortes, mas tudo isso feito sob a sua ótica de fantasia gótica que torna a obra madura e palatável para crianças ao mesmo tempo.
Da mesma forma que ele modifica a busca do protagonista, antes querendo ser um “menino de verdade” e agora se aceitando como diferente e entendendo a beleza nisso, o que o faz ser explorado pelos demais personagens, o longa se utiliza dessa desobediência boa e que quebra padrões do Pinóquio em toda a composição do mundo.
Isso porque, Del Toro leva os seus temas para uma mise en scène que parece quase homogênea e sombria. Com isso, fica a cargo de Pinóquio e toda a sua vivacidade e energia quebrar esse padrão visual de cor e movimento. É, sem dúvidas, a melhor animação do ano, pelo menos entre os grandes estúdios.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Del Toro’s Pinocchio
Data de lançamento: 9 de dezembro de 2022
Direção: Mark Gustafson, Guillermo Del Toro
Elenco: Ewan Mcgregor, Cate Blanchett, Ron Perlman
Gêneros: Drama, Comédia, Animação
Nacionalidade: EUA