Parece ser frase clichê mas saber se comunicar é fundamental nos dias de hoje. Com toda a tecnologia te permitindo entrar em contato com o mundo todo, ou até as facilidades turísticas pra você viajar, é importante ter noção de mais de um idioma que pelo menos não seja o seu nativo.
Vai das coisas simples até novos estilos de se viver: para entender a história de um jogo, responder uma proposta, saber falar corretamente o nome do pedido no restaurante, ler um livro recém-lançado que ainda não chegou no seu país (acontece muito aqui no Brasil), conhecer novas cidades ou até mesmo morar em outro país…como dizem:
Comunicação é o que faz o mundo andar.
Coincidentemente o Português é considerado um dos idiomas mais difíceis de aprender (principalmente para escrever). Exceções, regências e conjugações verbais da língua portuguesa estão entre os principais obstáculos para o estrangeiro então, se você já sabe falar sua língua nativa, é meio caminho andado para aprender outras línguas (concorda?)!
Existem alguns dialetos que são considerados mais fáceis de aprender do que outros, isso acontece devido a chamada “árvore genealógica dos idiomas”, quanto mais próxima a genealogia, mais fácil para aprender, devido ao alfabeto, pronúncia e variações fonéticas e quanto mais distante da nossa realidade linguística, maior é o desafio durante o aprendizado.
O Defense Language Institute (DLI), dos Estados Unidos, elaborou um ranking com uma escala, dividindo os idiomas entre as categorias fácil, médio e difícil, conforme a dificuldade de aprendizado em uma nova língua (geralmente é dividido em 4 habilidades: leitura, escrita, fala e escuta). O principal ponto levado em consideração foi o tempo de estudo que você levaria para ter proficiência no idioma.
A comparação fácil é com base em línguas parecidas com o inglês (24 semanas ou 600 horas/aula).
Espanhol
Número de nativos – 390 milhões | Família latina | Alfabeto latino
Muito influenciado pelo latim e com algumas influências árabes, o Espanhol se fala como se escreve e tem menos irregularidades que muitas outras línguas. Se estima que em 2050 os Estados Unidos serão um estado bilíngue inglês-espanhol.
Para os brasileiros, aprender espanhol, que tem a mesma origem etimológica da língua portuguesa (ambas derivadas da tradição greco-romana), pode ser muito mais viável do que aprender grego, por exemplo, cuja origem é helênica — e isso quer dizer que, além de a pronúncia ser muito diferente, esse idioma ainda conta com um alfabeto distinto, que é o chamado alfabeto grego.
Dentre todas os idiomas do mundo, a Família Latina (línguas que se originaram da mistura do latim com dialetos populares da Europa e se modificaram ao longo do tempo) acabam sendo mais fáceis de identificar e entender seus significados e por estarmos no Brasil, acabamos tendo uma facilidade a mais para entender palavras em Espanhol e Italiano.
Italiano
Número de nativos – 80 milhões | Família latina | Alfabeto latino
Além da Itália, podemos encontrar pessoas falando Italiano na Suíça, Malta e Argentina, bem como em outros 25 países, somando assim um total de 70 a 125 milhões de pessoas que falam italiano em todo o mundo. A gramática é muito similar a outras línguas de origem latina, com menos verbos irregulares quando comparada ao espanhol ou ao francês.
(Algumas palavras você já conhece sem querer, como spaghetti, pizza, cappuccino, mozarela, risotto ou Ferrari, além da parte mais legal: poder gesticular frases com as mãos!!!)
Francês
Número de nativos – 220 milhões | Família latina | Alfabeto latino
O Francês tem mais de 100 milhões de falantes nativos e é – língua oficial em 28 países – falada em quase todos os continentes. Isto significa que você pode praticar o francês quase em todos os lugares que você for. E atente-se: o Francês pertence à família das línguas românicas, o que significa que para os falantes de inglês, o vocabulário vai parecer bastante familiar. Os linguistas estimam que as duas línguas têm mais em comum do que quaisquer outras, e que até a informação de que 1 terço de todas as palavras no idioma Inglês foram influenciadas pelo francês.
Romeno
Número de nativos – 24 milhões | Família latina | Alfabeto latino
Sim!! Quem diria que teria um idioma que você não esperasse como o Romeno hein? Aprender a língua do Conde Drácula não é assim tão difícil. Existem aproximadamente 500 palavras semelhantes ou até iguais entre romeno e português. Um exemplo é “superior”, que se escreve e pronuncia da mesma forma.
Inglês
Número de nativos – 400 milhões | Outras famílias – Germânica | Alfabeto latino
Indicação:
- Aquilo que antes levaria meses de aprendizado em apenas algumas aulas
– professor inglês (Skype) na Preply.
O Inglês é a língua mais falada do mundo, logo, colocá-lo em prática não é complicado. Com palavras curtas, sem variações de gênero e os verbos só mudam a conjugação na terceira pessoa do singular. No mundo há aproximadamente 400 milhões de nativos da língua inglesa, mas um total de 2 bilhões de pessoas podem se comunicar em inglês (ou seja, cerca de 30% da população mundial).
Veja também outros posts com curiosidades sobre outros países!