It – Capítulo 2

It – Capítulo 2 se passa 27 anos após os eventos do primeiro filme,  quando crianças começam a sumir em Derry e o clube dos perdedores tem que se reunir novamente para acabar de vez com a Coisa.

O tempo e o espaço

O terror de “It – Capítulo 2” parte, acima de tudo, da relação dos personagens com espaço e tempo. Não é por acaso que a Coisa só aparece na cidade de Derry e para vencê-la, os personagens devem confrontar o seu passado na cidade. Para isso, eles precisam retornar aos espaços e momentos que não tinham a menor vontade de recordar. Dessa forma, se o terror do primeiro filme se relacionava ao medo da infância e do amadurecimento, no segundo ele está associado ao passado e aos traumas deixados por este.

E, ao utilizar bem essa premissa, Andy Muschietti (It – A Coisa), constrói a tensão a partir da manipulação do espaço-tempo. Com um belo e inventivo design de produção, o filme brinca com o psicológico dos personagens ao mantê-los em constante perigo. Não há ambiente seguro para eles, já que o Pennywise (Bill Skarsgård) age sobre a mente dos protagonistas, o que cria infinitas possibilidades de transformar o espaço em volta deles.

Força do grupo

Além da tensão, o filme funciona também como uma obra de Stephen King. Ou seja, por meio da força na união dos personagens. E se no primeiro longa eles precisavam um do outro para amadurecer, dessa vez eles precisam resgatar esse elo perdido para lembrar da importância do passado.

Mas tudo isso convence ao público graças à escalação do elenco adulto que encarna perfeitamente os personagens do filme anterior. Portanto, fica fácil comprar a ideia de que a gente já os conhece e torce por eles. O destaque aqui fica principalmente para a dinâmica entre Richie (Bill Hader) e Ed (James Ransone). É a partir deles que o grupo se une e nessas cenas que temos os momentos mais engraçados do longa. Sobretudo por causa de Hader, que estudou detalhadamente o personagem construído por Finn Wolfhard no anterior. Os dramas, os medos, a forma de falar e as piadas constrangedoras são idênticos.

it 2

Já o terror…

Se Muschietti têm um domínio completo de como filmar e criar tensão em um terror mainstream, mais uma vez ele sofre pela necessidade de computação gráfica. Como aconteceu em “Mama” (2013) e no capítulo anterior, os momentos com CGI são os mais problemáticos. Isso se dá pela lógica simples de que o olho humano sempre vai reconhecer CGI como  CGI, ou seja, não vai trazer a realidade suficiente para acreditarmos que aquilo possa existir. Ou pior que isso, em alguns momentos a computação gráfica carregada quebra a própria verossimilhança criada dentro do longa, que por grande parte usa efeitos práticos extremamente críveis e a ótima maquiagem do Pennywise.

E o mais triste é que em muitos momentos as cenas são bem construídas, em uma tensão crescente constante, mas acabam perdendo força no clímax, quando a computação gráfica é necessária. O melhor exemplo é o que Beverly (Jessica Chastain) visita sua casa antiga e há uma senhora morando lá.

Roteiro repetitivo

O roteiro é sem dúvida a parte mais problemática da produção. Um excesso de flashbacks (muitos deles já estavam no primeiro filme) incham o filme desnecessariamente. É um longa de quase três horas que poderia ser mais curto sem esses momentos.

Apesar do filme melhorar muito e ganhar ritmo no segundo ato, ele ainda assim é bastante repetitivo. Muito disso graças ao roteiro de Gary Dauberman (It – A Coisa e Annabelle), que é desenhado como fases de vídeo game. Parece que um personagem, ao confrontar seus medos, deve esperar todos os demais fazer o mesmo para poder voltar à história. Dessa forma, o público sempre prevê a cena seguinte antes de acontecer. O que é um problema para um gênero que trabalha muito com a surpresa.

Por outro lado, o roteirista tomou uma escolha inventiva e ousada para a resolução final. Algo que dividirá o público, mas que, apesar de algumas facilitações narrativas, consegue dar uma finalização digna para a história.

Nota: 7.5

Assista ao Trailer:

 

Ficha Técnica:

Título original: It- Chapter 2 (It – Capítulo 2)
Data de lançamento: 05 de setembro de 2019 (2h 50min)
Direção: Andy Muschietti
Elenco: Jessica Chastain, James McAvoy, Bill Hader mais
Gêneros: Terror, comédia, aventura
Nacionalidade: EUA