Enquanto o desenho O Rei Leão da Disney foi criado apenas em 1994, Kimba, que é uma criação de 1950 por Jungle Taitei e teve sua animação em 1965, conhecida no ocidente como Kimba – O Leão Branco.
A história acompanhava Kimba, um filhote de leão cujo pai, o rei da selva, era assassinado. Kimba, longe de casa, sobrevivia com ajuda de amigos aprendia sobre responsabilidade e retornava ao lar para retomar o trono de um malvado leão, com uma cicatriz em um olho, Bubu, com ajuda de sua leoa companheira Léia.
Anos depois, Kimba, se tornaria extremamente popular no Japão, estrelando várias campanhas publicitárias, se tornando mascote do time de basebol, Saitama Seibu Lions, estrelando seu próprio longa-metragem em 1966 e trazendo grande popularidade à Tezuka no japão, ampliada massivamente por sua criação posterior, Astroboy (鉄腕アトム – Tetsuwan Atomu, literalmente, Poderoso Átomo, em japonês). Tezuka ganhou títulos como o “pai do mangá moderno” ou simplesmente Manga no Kamisama (“Deus do Mangá” em japonês).
O Rei Leão foi lançado em 1994, ganhando imediata fama e reconhecimento, se tornou o filme mais lucrativo da história na época e abocanhou o Oscar de melhor trilha sonora, composta por Hans Zimmer e Melhor Canção Original, Can You Feel the Love Tonight, de Elton John e Tim Rice, além o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical.
Logo após o lançamento do filme, artistas japoneses enviaram um abaixo assinado com duzentas assinaturas aos estúdios Disney manifestando descontentamento com as familiaridades apresentadas entre O Rei Leão e Kimba – O Leão Branco. Entre as semelhanças estão, por exemplo, o nome dos personagens principais, Kimba e Simba (Simba significa “leão” em Suaíli), a morte do pai dos protagonistas, alguns personagens como o mandril Daniel e o babuíno Raffiki, os pássaros Poly e Zazu e os vilões Bubu e Scar. Takayuki Matsutani, presidente dos estúdios Tezuka, afirmou que “Tezuka teria ficado feliz em ser inspiração para O Rei Leão”. Tezuka produções seguiu manifestando seu desconforto com as semelhanças entre as duas obras, mas afirmaria não ter fundos para um processo legal. Yoshihiro Shimixu, também dos estúdios Tezuka afirmou “Nós somos uma pequena e fraca empresa. Não valeria de nada… Os advogados da Disney estão entre os vinte melhores do mundo”. Os herdeiros de Tezuka chegaram a mover uma ação contra a Walt Disney Company, para solicitar que ao menos o nome de Osamu aparecesse nos créditos, mas também desistiram.
Veja mais a semelhança dos dois desenhos:
Lá do Nabu e LOLhehehe
Veja também: