Descobrir novas bandas de rock é, com certeza, uma das coisas favoritas do amante da música. Muitas são as promessas do cenário nacional, principalmente quando estamos falando de um estilo que vem sendo descredibilizado pela grande mídia. Por isso, nada como dar aquela incrementada na playlist, não é mesmo?

A novidade da vez é a banda NUDZ, originada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O grupo é dono de riffs de guitarra em afinação baixa (drop C) que explora harmonias de rock alternativo, stoner, grunge e também do metal moderno. Os integrantes se inspiram em alguns dos nomes mais importantes do cenário mundial do rock, como Alice in Chains, Deftones, Queens of The Stone Age, e também nacional, como  Ego Kill Talent.

A palavra “NUDZ” faz uma alusão indireta ao termo NU METAL e também à densidade, aos grooves e às harmonias/melodias impostas pelo grupo.

Conheça NUDZ, banda de rock brasileira de Belo Horizonte

‘The Watcher’, lançado em 2019, é o EP de estreia do grupo. A produção não contou com apoio de uma equipe técnica. Fred Chamone é o guitarrista da banda e se lançou como produtor audiovisual, dirigindo, roteirizando, filmando e editando o EP. A consultoria bélica é de Amir Nadur, especialista em armas cenográficas para TV e elenco formado por Onyx Piece, Nina Hoss e Vinicius Fiumari.

“My Sexual Tool” é uma das músicas de “The Watcher”. Recentemente, um videoclipe oficial da música foi divulgado. Confira!

O vídeo possui um estilo “storytelling” e narra o episódio de um rapaz seduzido por duas dançarinas. A linguagem se aproxima do cinema, mas apresenta elementos dos videoclipes de estilo “pop” também.

Uma das coisas mais interessantes da banda NUDZ e da música “My Sexual Tool” é o questionar de conceitos presentes na sociedade atual, tais como LGBT, fetiches, cultura da violência e armas, além de outros. No clipe, a ideia de que mulher é um sexo frágil e submisso é explorada e, mais do que isso, o grupo deixa bem claro o seu posicionamento a respeito disso: ser totalmente contra.

‘My Sexual Tool’ claramente brinca com o imaginário sugerindo um “ménage à trois”, mas sem deixar de lado questionamentos profundos como a cultura da dominação pelo uso de armas e faz provocações a respeito das conexões entre o poder e a violência. O clipe pode ser assistido no canal da banda

Integrantes

  • Filipe Dutra (vocal e guitarra)
  • Felipe Valente (contrabaixo)
  • Gabriel Lisboa (bateria)

A banda NUDZ planeja gravar seu segundo álbum no segundo semestre de 2020. Quando isso acontecer, com certeza traremos aqui no blog para você. Confira o trabalho do grupo no Spotify!

Veja também: