Nada melhor em uma sexta-feira 13 do que assistir a um bom filme de terror. Ainda mais em tempos de coronavírus em que se pede para evitar lugares público fechados, entre eles, os cinemas. Então, a solução é mesmo ficar em casa, preparar a pipoca e colocar uma boa obra aterrorizante. Pensando nisso, decidi listar 6 filmes de terror baseados em livros do Stephen King para assistir no dia de hoje.
Não são os melhores longas adaptados de obras do autor, até porque algumas das melhores adaptações não são do gênero de terror, como “Um Sonho de Liberdade”, “À Espera de um Milagre” e “Conta Comigo”. Entretanto, os filmes abaixo estão entre aqueles do gênero que precisam ser assistidos:
1- O Iluminado
Para muitos (inclusive para mim) o melhor filme de terror de todos os tempos, “O Iluminado” está longe de ser fiel à obra original. Por isso, Stephen King odeia o longa do mestre do cinema Stanley Kubrick. Entretanto, independente da fidelidade, o longa é um daqueles capazes de ir além apenas do gênero de terror. A direção e o design de produção são brilhantes, enquanto o sempre sensacional Jack Nicholson é perfeito para o papel principal.
O filme conta a história de um homem que é contratado para cuidar sozinho de um hotel durante o inverno, quando o estabelecimento fecha para o público. Ele leva sua mulher e seu filho para morar no local com ele. Porém ele não fazia ideia de todo mal ali presente, que já havia causado a morte de várias pessoas. Aos poucos, o hotel passa a enlouquecê-lo e a vida de sua mulher e de seu filho agora estão em perigo.
O Filme recebeu uma sequência ano passado que, apesar de não chegar ao nível do original, é muito boa também. Leia a crítica sobre aqui.
2- Carrie, a Estranha
Extremamente influente tanto no gênero de filmes colegiais quanto no de jovens com poderes sobrenaturais, “Carrie, A Estranha” (o original de 1976 e não o remake) é dirigido pelo grande Brian de Palma em seu momento de maior destaque da carreira.
No longa, acompanhamos uma jovem que não é bem recebida pelos colegas de escola e sofre dentro de casa em uma relação extremamente problemática com a mãe. Ela apresenta poderes sobrenaturais e falar mais do que isso estragaria a grande surpresa que o longa guarda para o seu final.
O filme está disponível no Telecine Play.
3- Na Hora da Zona Morta
Um dos filmes mais esquecidos e subestimados baseados em obras do Stephen King, “Na Hora da Zona Morta” é um longa que não deve ser perdido. Ele conta a história de um homem que sofre um acidente e fica cinco anos em coma. Ao acordar, ele descobre que tem poderes e consegue ver o passado e futuro das pessoas ao tocar nelas.
Dirigido pelo excelente David Cronenberg, o longa se distancia um pouco do lado mais visceral do body horror que marcou boa parte da carreira do cineasta. Aqui a aposta é em uma atmosfera sombria ao passo que o filme está em constante mudança. Quando você pensa que sabe para qual caminho a narrativa vai, em seguida temos uma grande virada para um caminho oposto.
O filme está disponível no Amazon Prime Video.
4- Louca Obsessão
Dirigido por Rob Reiner e vencedor do Oscar de Melhor Atriz (Kathy Bates), “Louca Obsessão” conta a história de um escritor famoso que sofre um acidente e é ajudado por uma fã que o encontra correndo risco de vida. Ele passa a ser cuidado por ela, mas aos poucos começa a perceber que ela está longe de ser inocente como parecia inicialmente.
Kathy Bathes constrói aqui uma das grandes vilãs e psicopatas da história do cinema, em um filme com fortes cenas que você não vai esquecer tão cedo.
5- O Nevoeiro
Dirigido por Frank Darabont, mesmo diretor dos já citados “Um Sonho de Liberdade” e “À Espera de um Milagre”, “O Nevoeiro” é um filme que sofre um pouco atualmente por causa de seus efeitos visuais datados, mas que ainda se sustenta pela boa atmosfera, relação entre personagens, discussão de camadas da sociedade e por apostar em um terror mais claustrofóbico.
O longa traz um pai e um filho que acabam presos em um supermercado junto a outras pessoas, enquanto um nevoeiro infestado de monstros começa a se espalhar do lado de fora. Destaque para a resolução fortíssima que ele apresenta.
O filme está disponível no Amazon Prime Video.
6- Jogo Perigoso
Dirigido por Mike Flanagan, mesmo diretor de “Doutor Sono”, o longa conta a história de um casal que vai passar um final de semana em uma casa afastada. Em meio a um ato sexual, a mulher está amarrada à cama no momento em que o marido sofre um infarto. Sem conseguir ajuda, ela começa a ser atormentada pela situação e pelo seu passado sombrio.
O filme é um original Netflix.