“Expresso do Amanhã” conta a história de uma sociedade pós-apocalíptica obrigada a viver em um trem que não pode parar nunca, já que tudo fora dele está em uma temperatura tão baixa que nenhum ser humano consegue sobreviver.
Quebrando as próprias regras
Em seu sexto episódio, “Expresso do Amanhã” segue com os mesmo problemas de seus capítulos anteriores, assim como continua tendo a Melanie (Jennifer Connoly) como o que sustenta a obra. Porém, por ser a única personagem bem construída, a discrepância entre ela e os demais demonstra uma falta de consistência no roteiro. São personagens que não parecem pertencer ao mesmo universo.
Entretanto, o roteiro é capaz de ter problemas ainda maiores, furos que beiram o vergonhoso. E, sem dúvida, o sexto episódio apresenta uma das falhas mais grotescas da série, um quebra não intencional das regras pré-estabelecidas. No capítulo anterior, somos informados sobre a dificuldade dos desengavetados de voltarem a consciência e de se recuperarem fisicamente.
Além disso, no sexto episódio a médica que ajuda Layton (Daveed Diggs) fala que ele precisaria de mais uns dias de recuperação (o que já representaria uma quebra nos conceitos anteriores). Porém, o furo de roteiro se aprofunda ainda mais. Poucos minutos após a frase da médica, o personagem já está lutando, correndo e até transando. É de um desleixo impressionante dos roteiristas e do showrunner, quase como se considerasse o público como inferiores capazes de aceitar qualquer coisa.
Todavia, essa está longe de ser a primeira vez que a série diz uma coisa e nos mostra outra completamente diferente. O exemplo mais claro é a refirmação constante de que são 1001 vagões, mas há uma incapacidade de mostrar mais do que cinco ou seis (o que entrega o orçamento da produção). Séries e filmes são obras audiovisuais e como o nome já diz, o visual é fundamental. Então, não basta sair cuspindo conceitos e regras se não tem condições de mostrá-los na prática.
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre em meu canal, o 16mm.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Snowpiercer (Expresso do Amanhã)
Data de lançamento: 25 de maio de 2020
Elenco:Jennifer Connoly, Daveed Diggs mais
Gêneros: Ficção Científica, Ação
Nacionalidade: EUA