Desde o inicio da humanidade, as coisas no Oriente Médio nunca foram muito bem resolvidas entre aquelas nações de Israel, Palestina, Canaã e os outros paises do Mediterrâneo.
Incrivelmente, a cartunista e ativista norte-americana Nina Paley conseguiu resumir toda essa história em poucos minutos e criar a animação-musical “This Land Is Mine“.
A grande pergunta é: Até quando nações irão continuar nessa busca excessiva por terras, poder e indiferença com os outros seres humanos? Afinal de contas, esse planeta é pequeno demais para nós dois.
Nessa história: Quem matou quem?
Homem Primitivo
Esse “homem das cavernas” primitivo representa os primeiros humanos a se estabelecerem no atual território de Israel.
Cananeus
Cananeus eram os habitantes do reino antigo de Canaã, situado no Oriente Médio cerca de 2 mil anos antes da Era Cristã. O território de Canaã correspondia aproximadamente ao território de Israel nos dias de hoje.
Egípcios
Canaã estava localizado entre duas grandes potências. Às vezes o território era controlado pelos egípcios…
Assírios
…e outras vezes pela Assíria, um reino acádio semita nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates, entre os séculos XX e XV a.C.
Israelitas
As “crianças de Israel” conquistaram a região conforme a sangrenta narrativa relatada no Velho Testamento. Estabeleceram-se na região entre os séculos XV e VI a.C.
Babilônios
Mas o império da Babilônia dominou a região entre 1 792 a.C. e 1 595 a.C.
Gregos e macedônios
O império de Alexandre, o Grande, invadiu a Babilônia e, entre 356 e 323 a.C, dominou a região.
Helenos
Assim, que Alexandre morreu, seus generais começaram a lutar pelo controle do império.
Ptolemaicos
Como resultado da disputa pelo território do império de Alexandre, a região passou a ser controlada por Ptolemeu, um dos generais de Alexandre, e seus descendentes, que se vestiam como os antigos faraós egípcios.
Selêucidas
Mas o império Ptolemaico enfrentou o Império Selêucida, também composto por gregos e macedônios que disputavam o espólio de Alexandre.
Sacerdote Hebreu
Na animação, é uma figura representativa do povo hebreu, reunido em Jerusalém após o exílio babilônico.
Macabeus
Os macabeus foram os integrantes de um exército rebelde judeu que assumiu o controle de partes da Terra de Israel entre 164 e 37 a.C., até então um Estado-cliente do Império Selêucida. Porém…
Romanos
…os romanos invadiram a região, incorporando-a ao seu vasto império lá por 6 a.C.
Bizantinos
Posteriormente o Império Romano dividiu-se, e a parte oriental foi chamada posteriormente de Império Bizantino.
Islã
Após as guerras bizantino-árabes (634-750 d.C), a região passou a ser parte do império islâmico.
Cruzados
Em 1099 d.C, após se reunirem na Primeira Cruzada e matarem uma porção de gente em nome de Jesus Cristo, os europeus conquistaram a região e dividiram-na em várias Províncias, entre as quais o Reino de Jerusalém. Os cruzados massacraram a maior parte dos habitantes muçulmanos e os resquícios dos habitantes judeus.
Mamelucos do Egito
Entre 1250 e 1517, Jerusalém foi governado pelos mamelucos, que impuseram um pesado imposto anual sobre os judeus e destruíram os lugares sagrados dos cristãos no Monte Sião.
Império Turco Otomano
Em 1517, Jerusalém e região caiu sob domínio Turco Otomano, que permaneceu no controle até 1917.
Árabes
A dominação turca trouxe a região um longo período de prosperidade, com árabes e judeus convivendo pacificamente na Palestina.
Britânicos
Porém, em 1917, após a Batalha de Jerusalém, o exército britânico capturou a cidade. Em 1922, a Liga das Nações confiou ao Reino Unido a administração da Palestina.
Palestinos
Os britânicos dominaram a região em que os palestinos habitavam.
Sionistas
Após a 2ª Guerra Mundial, populações judaicas oriundas da Europa convergiram para a região e passaram a lutar pela formação de um Estado Israelense independente.
OLP, Hamas, e Hezbollah
Contra o domínio israelense, formaram-se vários focos de resistência militarizada: a Organização para a Libertação da Palestina, o Hamas e o Hezbollah.
Estado de Israel
Com apoio dos países ocidentais, principalmente dos EUA, os israelenses consolidaram sua posição na região.
Terroristas
Uma das formas de combate ao domínio israelense na região é o uso de homens e mulheres bombas, entre outras táticas terroristas.
e até finalmente…
Anjo da Morte
Esse é o verdadeiro vitorioso de toda essa história, ontem e hoje.