“A Noite do Dia 12” é o novo filme dirigido por Dominik Moll, exibido no Festival de Cannes 2022 e vencedor do Prêmio César 2023, o chamado “Oscar francês”.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“A Noite do Dia 12” e o thriller criminal como investigação da sociedade.

A escolha de abrir o filme com a promoção de um jovem ao posto mais alto em um departamento de polícia para em seguida mostrar um crime brutal, sem revelar quem cometeu, não é por acaso. Na verdade, a indicação de que ambos aconteceram na mesma noite é bastante significativo, já que os eventos se interligam assim como a temática deles.

Nada mais vemos da vítima, enquanto muito vemos desse policial e seus colegas de profissão tentando resolver aquele crime de ódio: um feminicídio. Homens investigando homens sobre um caso em que a única afetada é uma mulher, que saiu sem vida, mas tem todo o seu passado revirado e julgado no processo.

Ainda que o longa lide muito melhor com a temática quando se apoia no modelo de investigação do que quando coloca personagens para declarar a temática, “A Noite do Dia 12” nos toma dessa desesperança dolorosa de nunca achar um culpado. Sabemos que ele está ali, que é um homem e premeditou o crime, mas nunca vemos o seu rosto. Assim como nos é mostrado na sequência do assassinato.

A Noite do Dia 12 Análise do Filme 2

Nota:148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: La Nuit du 12
Data de lançamento: 20 de julho de 2023
Direção: Dominik Moll
Elenco: Bastien Boullin, Lula Cotton-Frapier
Gêneros: Drama, Thriller
Nacionalidade: França