“Animais Fantásticos – Os Segredos de Dumbledore” é o terceiro filme do spin-off de Harry Potter, Animais Fantásticos, e agora tem Mads Mikkelsen como Grindelwald, substituindo Johnny Depp.
O longa chegou aos cinemas no dia 14 de abril.
Vale a pena assistir?
“Animais Fantásticos – Os Segredos de Dumbledore” dá sequência aos eventos do segundo filme e agora foca na relação antiga de Dumbledore e Grindelwald. Deixando Newt e os demais personagens meio encostados, o longa faz um comentário atual (e bem claro, por sinal), sobre a ascensão de líderes populistas e extremistas.
Para isso, Grindelwald é perdoado por “falta de provas” e automaticamente se candidata para liderar os bruxos contra o mundo dos trouxas. Já que o vilão consegue agora prever o futuro, Dumbledore e seus comandados precisam agora fazer um plano em que ninguém sabe todas as partes, para confundir as previsões do personagem de Mikkelsen.
Talvez o grande acerto do terceiro filme é ter um foco muito maior do que o seu predecessor. Ainda que, ele cada vez mais exclua aquilo “Animais Fantásticos e Onde Habitam” propôs. Newt é cada vez mais secundário, enquanto o interesse se volta para o amor que virou rivalidade entre os dois bruxos mais poderosos.
Por outro lado, fica claro que a franquia tem uma série de personagens sem muita coisa para fazer. Muito disso passa pela insistência em certas personalidades sem muita relevância para o escopo maior. Por exemplo, Jacob continua sendo apenas alívio cômico e ganha muito tempo de tela para pouco resultado. Enquanto isso, Newt, que poderia ser esse personagem deslocado e engraçado pela estranheza, fica colocado apenas como alguém comum e escanteado (o oposto do que era nos primeiros filmes).
Além disso, fica bastante claro que o longa se usa de figuras e países apenas para atingir públicos de outras nacionalidades. Isso está evidente na sequência em Berlim (público alemão) e na presença de Maria Fernanda Cândido (público brasileiro), que é apenas um chamariz com importância na história, mas que, na prática, pouco tem a fazer.
Ainda assim, apesar de protocolar e muito mais inchado do que o foco central propõe, tudo isso a fim de dar sequência a franquia, “Animais Fantásticos – Os Segredos de Dumbledore” (que não tem segredos lá tão reveladores para os fãs) é muito melhor e mais decidido do que o seu predecessor e deve agradar aos fãs da franquia.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore
Data de lançamento: 14 de abril de 2021
Direção: David Yates
Elenco: Eddie Redmayne, Jude Law, Mads Mikkelsen,
Gêneros: Fantasia
Nacionalidade: Estados Unidos