A premiação da Academia está chegando, então nada melhor do que fazer as apostas para o Oscar 2020. Neste texto, focarei mais em quem que deve ganhar cada categoria e se eu acho ou não justo. Além disso, o texto terá apenas as categorias técnicas, os curtas, os documentários, os filmes internacionais e as animações.
Deixarei para o texto de amanhã as categorias principais, até como uma forma de dar visibilidade para cada seguimento do cinema. Tanto nesse texto quanto no próximo, usarei como principal termômetro para cada categoria os prêmios de sindicatos e o BAFTA, já que são as premiações que mais se assemelham com o Oscar em formato e votantes.
Além disso, você pode achar todos os indicados neste texto (clique aqui para abri-lo) ou ver a análise inicial que fiz sobre as indicações (clique aqui).
Melhor Fotografia
- O Irlandês
- Coringa
- O Farol
- 1917
- Era Uma Vez Em… Hollywood
De todas as apostas para o Oscar 2020, uma das mais certas é a vitória de Roger Deakins, por “1917″, já que o filme vem impressionando todo mundo com os seus longuíssimos planos feitos para parecer que o longa tenha sido feito sem cortes. Seria o segundo prêmio de Deakins, na opinião de muitos (inclusive na minha) o melhor diretor de fotografia da história do cinema.
Ele vem vencendo todos os prêmios este ano. Já ganhou BAFTA, Sindicato dos Cinematógrafos, Critics Choice Awards etc.
Melhor Figurino
- O Irlandês
- JoJo Rabbit
- Coringa
- Adoráveis Mulheres
- Era Uma Vez Em… Hollywood
“Adoráveis Mulheres” não foi reconhecido no sindicato dos figurinistas, pois tinha sido lançado muito tarde para a premiação. Porém, começou a ganhar força depois disso, venceu o BAFTA e entra no Oscar como favorito. Ademais, o Oscar ama premiar filmes de época na categoria. Talvez o único capaz de tirar o Oscar de Figurino de “Adoráveis Mulheres” seja “Era Uma Vez em… Hollywood”, porque tem o figurino como importante peça para reconstituição de época e como artifício para moldar os personagens.
Melhor Montagem
- Ford vs Ferrari
- O Irlandês
- JoJo Rabbit
- Coringa
- Parasita
Montagem é sem dúvida uma das categorias mais equilibradas da noite. “Parasita” venceu o sindicato dos montadores na categoria drama, enquanto “Jojo Rabbit” em comédia. “Ford vs Ferrari” ganhou o BAFTA e “O Irlandês” tem a fantástica Thelma Schoonmaker (vencedora de três Oscars) como montadora.
Ainda assim, vejo um leve favoritismo para “Parasita”, já que o filme venceu o prêmio mais importante do sindicato e não teve a chance de repetir o feito no BAFTA porque não foi indicado. A montagem é um dos fatores mais importantes para o sucesso do longa.
Melhor Cabelo e Maquiagem
- O Escândalo
- Coringa
- Judy – Muito Além do Arco-Íris
- Malévola – Dona do Mal
- 1917
Apesar do filme ser bem problemático, o trabalho fascinante de maquiagem de “O Escândalo” faz Charlize Theron ficar igual à Megyn Kelly. O cabelo também é importante para contar a história, em uma emissora que exigia que suas mulheres fossem todas loiras e com cabelos quase artificiais. “Judy” deve ser o principal concorrente.
Melhor Trilha Sonora Original
- Coringa
- Adoráveis Mulheres
- História de um Casamento
- 1917
- Star Wars: A Ascensão Skywalker
O que Hildur Guðnadóttir faz em “Coringa” é belíssimo e não à toa vem dominando todas as premiações. Sua trilha é fundamental para a construção do personagem central do longa e é sem dúvida a mais marcante do ano. Apesar de cinco ótimas trilhas sonoras, Hildur deve desbancar seus concorrentes experientes (John Williams, Randy Newman, Alexandre Desplat e Thomas Newman, só tem gigante) e levar a estatueta. “1917” deve ser o único que ainda corre por fora.
Melhor Canção Original
- Toy Story 4 – “I Can’t Let You Throw Yourself Away”
- Rocketman – “(I’m Gonna) Love Me Again”
- Superação: O Milagre da Fé – “I’m Standing With You”
- Frozen II – “Into The Unknown”
- Harriet – “Stand Up”
Uma das categorias mais fracas e fáceis da noite de todas apostas para o Oscar 2020. Na única indicação do esnobado “Rocketman”, se a canção “(I’m Gonna) Love Me Again” não vencer teremos uma grande surpresa.
Melhor Design de Produção
- O Irlandês
- JoJo Rabbit
- 1917
- Era Uma Vez Em… Hollywood
- Parasita
A forma como “Era Uma Vez em… Hollywood” recria o ano de 1969, sem o uso de efeitos visuais (foi tudo construído mesmo), é impressionante. Além disso, é extremamente necessário, já que o longa é justamente sobre esse ano. Ele já venceu o sindicato, porém “1917” ganhou o BAFTA. Entretanto, o BAFTA é uma premiação britânica e “1917” também. Por isso, a minha aposta é o longa de Quentin Tarantino. De qualquer forma, é uma categoria fortíssima, com cinco excelentes candidatos (talvez “Jojo Rabbit” seja o mais fraco);
Melhor Edição de Som
- Ford vs Ferrari
- Coringa
- 1917
- Era Uma Vez Em… Hollywood
- Star Wars: A Ascensão Skywalker
As duas categorias sonoras devem ficar entre “1917” e “Ford vs Ferrari”. Apesar de não serem os meus filmes favoritos de 2019 (principalmente o segundo, que nem deveria ser indicado a Melhor Filme), sem dúvida são os dois melhores trabalhos sonoros do ano. Tanto em edição (captação e criação de som) quanto em mixagem (“junção”) de som. A minha aposta em ambas vai para “1917”, principalmente porque a academia ama premiar filmes de guerra nessas categorias (o último indicado do gênero foi “Dunkirk”, que também levou as duas).
Melhor Mixagem de Som
- Ad Astra
- Ford Vs Ferrari
- Coringa
- 1917
- Era uma Vez em… Hollywood
Melhores Efeitos Visuais
- Vingadores: Ultimato
- O Irlandês
- O Rei Leão
- 1917
- Star Wars: A Ascensão Skywalker
“1917” venceu recentemente o BAFTA (mais uma vez, a premiação é britânica também) e hoje aparece como favorito. Mas me surpreenderia muito se o longa ganhasse o Oscar na categoria, pois seus efeitos são apenas complementares, além de mais fáceis estão longe de serem espetaculares. Por outro lado, “O Irlandês” fez algo revolucionário, ainda que imperfeito, “O Rei Leão” impressiona com o hiperrealismo e “Vingadores: Ultimato” traz um escopo épico em um filme que mais da metade é feito digitalmente. Pela vitória no prêmio do sindicato, hoje minha aposta seria no longa da Marvel.
Melhor Filme Internacional
- Corpus Christi
- Honeyland
- Os Miseráveis
- Dor e Glória
- Parasita
A categoria é boa. Principalmente “Dor e Glória” venceria este prêmio em pelo menos uns sete ou oito dois últimos 10 anos. Mas, infelizmente para Pedro Almodóvar, 2019 teve um tal de “Parasita”, que não é só o melhor internacional como o melhor filme do ano também. Convenhamos, esse prêmio já está mais do que certo, só falta Bong Joon-Ho subir no palco para recebê-lo.
Melhor Animação
- Como Treinar Seu Dragão 3
- I Lost My Body
- Klaus
- Link Perdido
- Toy Story 4
A categoria é boa, mas o que mais impressiona é o quanto os cinco longas apresentam qualidade semelhante, ainda que cada um com recursos de animação e narrativa diferentes. “Klaus” venceu o prêmio principal do Annie Awards (premiação mais importante de animação) e o BAFTA, enquanto “I Lost My Body” ganhou o prêmio secundário no Annie. Já nas premiações menos importantes para o Oscar, “Toy Story 4” triunfou no Critics Choice e “Link Perdido” no Globo de Ouro. Por isso, o único que não deve ter chance aqui é “Como Treinar Seu Dragão 3”, apesar de também ser uma boa animação. Ainda assim, vou apostar na força da Pixar dentro da Academia e colocar “Toy Story 4” como vencedor, por mais que minha preferência seja por “I Lost My Body” seguido por “Klaus”.
Melhor Documentário
- American Factory
- The Cave
- Democracia em Vertigem
- For Sama
- Honeyland
Chegamos a partir de agora às categorias historicamente mais imprevisíveis do Oscar. Em documentário, minha aposta vai para o que eu menos gosto dos cinco (ainda que seja uma boa produção). A Academia ama premiar filmes americanos que tratam de temáticas americanas nessa categoria e “American Factory” é o único americano da lista, além de ter a Netflix gastado pesado em campanha. Entretanto, a categoria segue bem aberta, principalmente pela qualidade dos outros quatro e pela vitória de “For Sama” no BAFTA (ainda que fosse esperado por ser britânico). O único que eu vejo com menos chance de vitória é o brasileiro “Democracia em Vertigem”, porque nem a Netflix está fazendo campanha para ele.
Melhor Documentário em Curta-Metragem
- In The Absense
- Learning to Skateboard In a Warzone (If You’re A Girl)
- Life Overtakes Me
- St. Louis Superman
- Walk Run Cha-Cha
Outra categoria bem aberta que deve ficar entre “Learning to Skateboard In a Warzone (If You’re A Girl)”, “In The Absense” e “St. Louis Superman”. Dessa forma, meu voto vai para o primeiro, por trabalhar uma temática da juventude, ao mesmo tempo que fala muito sobre a posição da mulher na sociedade e a luta por direitos.
Melhor Curta-Animado
- DCERA (Daughter)
- Hair Love
- Kitbull
- Memorable
- Sister
“Hair Love” e “Kitbull” são os dois favoritos aqui e com justiça. O primeiro é a minha aposta e traz um pai tentando se virar para cuidar da filha após a perda da esposa, enquanto o segundo é da Pixar e traz uma bonita amizade entre um pitbull e um gato, em uma bonita e atual mensagem de aceitar as diferenças.
Melhor Curta-Metragem
- Brotherhood
- Nefta Football Club
- The Neighbors’ Window
- Saria
- A Sister
“Brotherhood” e “The Neighbors’ Window” são os favoritos aqui e minha aposta vai para o primeiro, até por ter uma abordagem mais séria e realista. Entretanto, minha torcida fica para “Nefta Football Club”, curta sobre dois irmãos, que consegue mesclar muito bem comédia e drama.
Análise em vídeo:
Assista abaixo ao vídeo vídeo sobre as apostas para o Oscar 2020 que eu fiz em meu canal, o 16mm. Nele eu debato todas as categorias, meus favoritos e quem deve levar cada prêmio.
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