“Argentina, 1985” é o novo filme argentino histórico de tribunal do Amazon Prime Video e que conta com Ricardo Darín como protagonista.

O filme está disponível no Amazon Prime Video.

É bom?

“Argentina, 1985” se debruça sobre o filme de tribunal hollywoodiano, mas acerta ao focar na importância histórica do caso.

Santiago Mitre não tenta reinventar o gênero em seu novo longa protagonizado por Ricardo Darín. Enquanto o diretor e roteirista se mantém fazendo o seu cinema mais político e visando em uma importância histórica e social nos assuntos tratados, ele o faz sob os moldes de Hollywood, mas com uma pegada do cinema argentino.

Argentina 1985 Analise do Filme 2

Assim, por um lado temos um longa focado em diálogos e com uma ambientação até meio genérica, mas que acerta ao dar atenção ao tribunal, deixando os dramas familiares apenas como uma pequena sustentação para nos importarmos com os personagens.

Dessa forma, o diretor se foca nos acontecimentos, justamente por saber a importância do que está falando e como isso se reflete no presente. E, ainda que o texto lembre um pouco os filmes com roteiro (não dirigidos por ele) de Aaron Sorkin, tudo isso é feito com aquele nervoso típico dos filmes argentinos com Darín. Sobra rabugice e xingamentos na medida certa.

Não é para mim o melhor filme do ano como muitos estão dizendo por aí. Mas certamente vale a pena assistir por seu conteúdo (não tanto pela forma).

Nota:148839148839148839148839

Assista à minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Argentina, 1985
Data de lançamento: 21 de outubro de 2022
Direção: Santiago Mitre
Elenco: Ricardo Darín, Juan Pedro Lanzani
Gêneros: Drama
Nacionalidade: Argentina