Pensar na ideia de haver animais híbridos produz, no mínimo, conflito de opiniões. Estudada pela primeira vez pelo naturalista Joseph Gottlieb Kölreuter, a hibridização é todo e qualquer organismo vivo descendente de indivíduos geneticamente diferentes. Sendo assim, podemos afirmar resumidamente que híbrida é a espécie que surge a partir do cruzamento de indivíduos de espécies diferentes.
Estimulada por Charles Darwin, a multiplicidade do mundo animal chegou a dimensões que superam qualquer expctativa, especialmente pelo fato da globalização. Isso se dá muito porquê a tecnologia é capaz de proporcionar meios e maneiras de se criar o novo ou, nesse caso, de se recriar o já existente.
Arne Olav Gurvin Fredriksen se utilizou de um desses recursos, o Photoshop, para mostrar que a diversidade animal da Terra pode ser ainda mais plural do que a que conhecemos. Num primeiro momento, olhar para essas imagens pode até parecer chocante, mas basta uma observação mais cuidadosa e artística para entender que a iniciativa é curiosa, divertida e muito enriquecedora para a imaginação.
Gyyporama é uma série criada por Fredriksen e basicamente mistura animais de espécies diferentes entre si, dando origem a espécies, no mínimo, bizarras. Cachorro-pássaro, aranha-coruja, urso-pinguim… Essas foram algumas das espécies híbridas criadas por ele.
Tendo origem em 2012, a série foi criada por Arne quando ele ainda era um estudante.
“Eu e um amigo estávamos brincando sobre como os porquinhos-da-índia são estranhos e inofensivos, então comecei a misturá-los com outros animais apenas por diversão com a experiência que tive no Photoshop.”
Segundo ele, não existe um critério para realizar a hibridização, a intuição é o que guia o processo criativo.
“Geralmente começo encontrando uma fotografia de animal de que realmente gosto e depois tento descubrir o que poderia servir para parecer natural. Sigo várias contas de animais no Instagram para me inspirar em diferentes tipos de animais”.
Confira abaixo algumas versões híbridas de animais criadas por Arne Fredriksen!
Veja esses posts também: