Anna Chojnicka é uma empreendedora social e artista britânica que, decidida a inovar, conseguiu desenvolver uma técnica para criar arte na banana. Para isso, ela não usa papel para dar origem às suas criações, mas a própria fruta. O que acontece é que Chojnicka machuca a casca da banana com um objeto fino e pontiagudo, deixando a oxidação fazer o restante do processo. A arte criada por Anna acaba aparecendo na superfície da fruta através dos hematomas provocados, que geram machas escuras. Como isso se dá com o passar do tempo, ela precisa ser assertiva em seus movimentos.
“Eu apenas machuco a casca pressionando-a com uma ponta romba e a marca vai escurecendo gradualmente ao longo de algumas horas (então pode criar uma graduação de tons com base no tempo – fazendo as partes mais escuras primeiro).”
Antes que se pense que Anna Chojnicka é a favor do desperdício de alimentos, ela não descarta nenhuma das bananas usadas. Muito pelo contrário, nenhuma fruta vai pro lixo. Ela também lançou uma campanha de arrecadação de fundos para arrecadar dinheiro para FareShare, uma rede de caridade, originada em 1994, que visa aliviar a pobreza alimentar e reduzir o desperdício de alimentos no Reino Unido:
“combater a fome e combater o desperdício de alimentos no Reino Unido”.
A fim de conhecer mais sobre o trabalho da artista Anna Chojnicka, confira alguns dos desenhos que dão origem à arte na banana.
Veja também: