Diante da eterna renovação da natureza, o ser humano busca por formas de criar o novo para acompanhar esse ritmo tão frenético de mudança. O mais interessante é quando, nesse processo de criação, o artista tem como plano de fundo aquilo que apresenta o equilíbrio do natural e cujos elementos passam a ser partes da obra. Se aliado à isso tivermos a inclusão da urgência da preservação ambiental, a arte possuirá uma dimensão ainda maior do que o esperado. Laura Dalla Vecchia é uma dessas pessoas: a partir de uma visão sensível da natureza, a artesã borda aves brasileiras em folhas secas e une preservação à arte originando criações bastante interessantes.

Se ao ver uma folha de árvore no chão, você sente aquele pesar associado ao fim de um ciclo, precisa conhecer o trabalho de Vecchia, que mostra que este elemento, sob estas condições na natureza, pode ter uma finalidade artística incrível diferente daquela que comumente esperamos: padecer às intempéries do ambiente. Mas basta um olhar delicado e artístico para perceber que aquilo que aparentemente representa o fim na verdade é algo que se vale da condição de origem de uma determinada coisa e seja, portanto, admirada como tal.

Para o bem da arte e da natureza, a artesã Laura Dalla enxerga em cada canto da natureza uma oportunidade para o novo e, agindo sem agredir os elementos que a compõe, ela consegue dar origem a algo ainda mais sublime: não é somente o fato de bordar em si que se evidencia aqui, mas, mais surpreendente ainda, o fato de que isso é feito em folhas secas de árvore.

“Eu sempre tive muito envolvimento com a natureza. Minha mãe é artesã e trabalhava com biojoias, jóias feitas de sementes, fibras e conchas”.

Ávida desde pequena em colher os materiais na mata, a artista dedica atenção também ao desenvolvimento das espécies. Mas, como descobrir uma forma de inovar para trabalhar com esses elementos de forma que ninguém mais o fizera? Uma postagem despretensiosa nas redes sociais levou Laura a descobrir a direção que ela precisava para ofertar um trabalho com um potencial muito grande e, o mais importante de tudo, uma demanda que realmente justificasse todo o esforço.

“Minha mãe ganhou de presente da minha tia uma folha bordada com flores. Decidi tentar reproduzir com pássaros”.

Sua paixão pela natureza continuou após ela se tornar uma mulher adulta e, unindo isso ao amor pela arte, ela se utilizou muito bem da sua vocação e de ter aprendido com a mãe a ter uma consciência de preservação da natureza para colocar a sua capacidade artística no mundo.

Sendo assim, a artesã pôs mãos à obra: pelas praças de Curitiba e Guaratuba (PR), ela passou a procurar por folhas caídas. Desidratando-as por algumas semanas, ela conseguiu chegar exatamente onde desejava: bordou sobre a superfície da folha e obteve o efeito que desejava.

Hoje, Laura trabalha com criações de espécies de pássaros brasileiras e seus produtos são entregues em todo o Brasil. A artesã se utiliza de uma técnica própria e refinada ao longo dos anos, além de estudo da imagem das aves e da coloração.

Como todo bom artista, Vecchia possui um ótimo instinto de observação, o que contribui direta e positivamente para o processo de produção dos bordados.

“Eu tenho bastante apreço pelas araras e por galinhas. Mas também costumo bordar tucanos, bem-te-vi, martim-pescador. E há bastante pedidos de espécies específicas. Recentemente, recebi do Ceará um pedido para fazer um soldadinho-do-araripe, uma ave típica de lá”

Laura, com seu leque de opções tão amplo, pode bordar os mais diversos tipos de aves, inclusive aqueles que sofrem ameaças de extinção. O Soldadinho é um bom exemplo disso: apensar de ser dificilmente encontrada na natureza, a espécie ganha a oportunidade de ser conhecida por nós através do trabalho de Laura.

O mais interessante de tudo é que, além de estar criando arte, a artesã incentiva cuidados com o meio ambiente, a fim de que se tenha uma sociedade mais consciente quanto à preservação. O trabalho de Laura Dalla Vecchia ganhou ainda mais significado e alcance durante a pandemia do novo coronavírus, levando a trabalhar com vendas online.

“Minha procura aumentou com a internet e o meu maior público é composto por observadores de aves”.

Confira abaixo alguns trabalhos de Laura Dalla Vecchia, uma artesã que borda aves brasileiras em folhas secas.

View this post on Instagram

Pássaro Príncipe ????

A post shared by Laura Dalla Vecchia (@levezaart) on

View this post on Instagram

Periquito Rico na folha de jaqueira ??

A post shared by Laura Dalla Vecchia (@levezaart) on

View this post on Instagram

Arareando ?

A post shared by Laura Dalla Vecchia (@levezaart) on

Veja também: