O mês de março marcou 1 ano da pandemia mundial do novo coronavírus. Ao longo dos últimos 12 meses, destacamos aqui vários trabalhos e projetos de artistas que, aproveitando o cenário de reclusão social, criaram e recriaram várias coisas bastante interessantes e criativas. Volker Hermes é um destes artistas que tem surpreendido o público em favor da conscientização ao adicionar máscaras em pinturas clássicas. Nesse sentido, a série “Retratos ocultos” manipula as fotos de pinturas clássicas com o intuito de, ao adicionar o acessório que se tornou obrigatório, nos convidar a refletir ainda mais sobre os cuidados com a saúde.
“Em primeiro lugar, sou um artista, um pintor. Minhas colagens de fotos são uma reflexão sobre o significado social e como tratamos os antigos mestres. Não as pinto porque acho que são não é mais contemporâneo pintar dessa forma, então decidi fazer intervenções no Photoshop.
O mais interessante é que Hermes começou seu projeto sobre retratos históricos há mais de 10 anos. Com a ocorrência da pandemia, porém, sua intervenção artística passou a ter a focar na editação das pinturas, adicionando-lhes máscaras médicas.
“Em minhas pinturas, muitas vezes reflito sobre contextos históricos […] Tenho muito respeito pelas pinturas históricas incríveis. Não acrescento nada aos retratos de fora, todas as modificações vêm da própria pintura. Presto atenção às características dos artistas, pinceladas, luz, etc. tão plausível quanto possível. “
Confira o trabalho de Volker Hermes, artista que adiciona máscaras em pinturas clássicas e reforça a importância dos cuidados com a sáude durante a pandemia do novo coronavírus.
Veja também: