Há várias formas de se fazer arte. Há quem se dedique à literatura, por exemplo. Outros preferem a música. E uns outros tantos acabam enveredando pelos caminhos da pintura. O mais interessante de Steve Spazuk é, sobre qualquer outra coisa, o fato de ele fazer pinturas com fogo. É isso mesmo! O artista francês-canadense resolveu ir além na técnica de criar seus quadros e, assim, passou a usar fuligem para compor as criações. Com a mancha preta originada a partir da fumaça, segurando fogo contra a tela limpa, ele consegue criar quadros surpreendetes. A técnica de Steve é conhecida, a saber, como “fumage”.
Para o artista, a espontaneidade e o acaso são o coração e a alma do seu processo criativo, fazendo-o abrir-se para a realização da experiência e para o desenvolvimento das obras. Além disso, Spazuk utiliza a técnica do estêncil, que consiste na aplicação de tinta num corte ou perfuração em um papel ou acetato.
Confira, a seguir, as pinturas com fogo de retratos, pássaros e figuras dançantes criadas pelo talentosíssimo Steve Spazuk.
Veja também: