É fato que para exercer a profissão de ator é necessário muito talento. Mas, para exercerem determinados papéis, alguns atores precisam muito mais do que desenvoltura, eles precisam passar por uma verdadeira transformação corporal, mostrando que há sempre um grande desafio pela frente na arte da interpretação. Separamos algumas transformações de atores se sacrificando pela arte que vão te deixar de queixo caído.
Essas grandes mudanças sempre chocam o público. Um dos grandes exemplos é o ator britânico Christian Bale, que apareceu quase 30 quilos mais magro para interpretar Trevor Reznik, protagonista em O Operário. Confira!
CHRISTIAN BALE EM O OPERÁRIO (2004)
Christian Bale, em O Operário (2004), é um dos grandes exemplos de sacrifício pela arte feito por um ator. Para interpretar o protagonista Trevor Reznik, um maquinista com insônia severa, Bale emagreceu quase 30 Kg e ficou com uma aparência esquelética. Para chegar em seu no resultado, o ator entrou numa dieta que consistia em uma maçã e uma lata de atum por dia durante cerca de 4 meses.
JOAQUIN PHOENIX EM CORINGA (2019)
Para interpretar o Coringa, Joaquin Phoenix perdeu cerca de 23 quilos. O ator ficou tão bodeado com o processo que se tornou bastante difícil de trabalhar, com a equipe de maquiagem dizendo que “comprava” o ator com comida para que ele aceitasse ser tocado e maquiado pelos profissionais. “Aparentemente, esse tipo de coisa começa a afetar o seu psicológico”, falou Phoenix ao Daily Beast. “Você começa a enlouquecer quando perde tanto peso em pouco tempo”. O esforço, pelo menos, foi recompensado. Phoenix venceu um Oscar de Melhor Ator pela performance como Arthur Fleck.
ROBERT DE NIRO EM TOURO INDOMÁVEL (1980)
Antes de Christian Bale, Robert De Niro era conhecido com o ator responsável pelas transformações drásticas. O maior exemplo disso é o clássico Touro Indomável (1980). O filme de Martin Scorsese narra a vida de um boxeador, portanto De Niro interpreta o personagem ao longo de várias etapas. Por boa parte do filme, o ator têm o físico definido que é necessário para alguém da profissão, porém os momentos finais mostram uma versão mais velha – e fora de forma – de seu personagem. Para honrar a origem italiana do protagonista, De Niro viajou até a Itália e se encheu de massas, até voltar com quase 30 quilos a mais. Apesar de despertar preocupações em Scorsese, De Niro eventualmente venceu um Oscar de Melhor Ator pela performance.
ANNE HATHAWAY EM OS MISERÁVEIS (2012)
Anne Hathaway já é conhecida por seu físico fino mas, para viver Fantine na adaptação do musical Os Miseráveis (2012), ela precisou ir ao extremo. A atriz raspou a cabeça e perdeu mais 11 quilos, com uma dieta extrema de apenas duas barrinhas de aveia por dia. “Tinha que ser obcecada por isso, a ideia era parecer próxima da morte”, explicou ao Huffington Post. “Olhando agora – mas sem julgamentos – com certeza foi uma experiência meio insana. Foi um afastamento da realidade, mas acredito que assim seja com Fantine”. Pelo esforço, Hathaway levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
JONAH HILL EM CÃES DE GUERRA (2016)
Seja em comédias como Superbad (2007) ou Anjos da Lei (2012), Jonah Hill ganhou uma reputação de “gordinho” cômico que é tão presente no audiovisual. Em Cães de Guerra (2016), porém, ele surpreendeu a todos ao ganhar 18 quilos para interpretar o traficante Efraim Diveroli no longa. O mais impressionante mesmo é que, pouco após isso, ele perdeu todo esse peso para estrelar Maniac (2018), série da Netflix em que aparece magro.
CHRIS PRATT PARA GUARDIÕES DA GALÁXIA (2014)
Assim como Jonah Hill, Chris Pratt tinha a reputação de “gordinho” por conta de seu papel Parks & Recreation. Isso fez com que muitos duvidassem da sua escolha para viver o Senhor das Estrelas em Guardiões da Galáxia (2014)… até que ele apareceu bombado, tendo perdido 27 quilos em apenas seis meses. Parte do processo foi reprogramar toda sua dieta, exercícios e também beber bastante água: “Passava o dia inteiro fazendo xixi, todos os dias. Essa parte foi um pesadelo”, brincou o ator [via Men’s Journal].
JAKE GYLLENHAAL EM NOCAUTE (2015)
Filmes sobre lutadores geralmente são os que mais exigem transformações radicais. Jake Gyllenhaal sentiu isso na pele ao ter que ganhar 6kg só de músculo para poder viver um boxeador em Nocaute (2015). A transformação é ainda mais impressionante considerando que, pouco antes, ele havia perdido 13 kg para interpretar o protagonista de O Abutre (2014). O diretor Antoine Fuqua não perdoou na preparação: “Estou fazendo-o treinar duas vezes por dia no ringue de boxe, todos os dias”, falou ao Huff Post. “Estou colocando ele pra treinar na academia do Floyd Mayweather, em Las Vegas, e assistir as lutas dele também. Ele também treino na Church Gym de Nova York com lutadores de verdade. Nós literalmente estamos criando um monstro.”
JARED LETO EM CLUBE DE COMPRAS DE DALLAS (2013)
Para viver uma transsexual com AIDS em Clube de Compras de Dallas (2013), Jared Leto foi ao extremo e ficou com apenas 51kg, perdendo 18kg para o papel. O ator descreveu o processo: “Eu parei de comer. Não foi uma coisa fácil de se fazer”, falou ao The Wrap. “Foi algo entre 13 e 18kg, parei de contar depois de um tempo. Isso muda o jeito que você anda, o jeito que se senta, e o jeito que pensa”. Apesar do esforço, Leto foi premiado com um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
50 CENT EM A LUTA DE UM CAMPEÃO
O rapper 50 Cent é conhecido não só por suas músicas, mas também pelo seu físico musculoso. Em 2011, para estrelar A Luta de um Campeão, o músico perdeu quase 30 quilos, ficando com 72kg para viver um jogador de futebol com câncer.
ROONEY MARA, EM “MILLENNIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES”
Rooney Mara perdeu muitos quilos para o papel de Lisbeth. Mas esse não foi um pedido do diretor David Fincher: a ideia partiu da própria atriz. Além disso, os piercings usados foram todos reais. Uma curiosidade é que a atriz manteve o piercing do mamilo direito, mas revelou que não pretende fazer isso nunca mais.
RUSSELL CROWE, EM “REDE DE MENTIRAS”
Se a imagem que vem à sua cabeça quando falamos de Russell Crowe é a do general romano Maximus, em “Gladiador”, você também se lembra do ator em “Rede de Mentiras”? Para o papel, Russell Crowe engordou quase 29 quilos!
TOM HANKS, EM “O NÁUFRAGO”
Tom Hanks é um ator que mostra versatilidade em todos os papéis que interpreta. Para fazer “O Náufrago”, em 2000, o ator teve que emagrecer 22 quilos, além de ter barba e cabelos compridos.
HILARY SWANK, EM “MENINOS NÃO CHORAM”
Antes de ganhar o Oscar de Melhor Atriz por “Menina de Ouro”, Hilary Swank atuou em “Meninos Não Choram”. Para seu papel no filme, a atriz precisou emagrecer muito e mudou drasticamente o corte de cabelo.
GLENN CLOSE, EM “ALBERT NOBBS”
A atriz Glenn Close passou por uma transformação impressionante para o drama “Albert Nobbs”. No filme, a atriz interpreta uma mulher irlandesa pobre do século 19 que decide adotar a identidade de homem para conseguir sobreviver em uma sociedade conservadora e brutal.
JOHN TRAVOLTA, EM “HAIRSPRAY – EM BUSCA DA FAMA”
Em 2007, John Travolta surpreendeu a todos com o seu papel em “Hairspray – Em Busca da Fama”. Travolta não só interpretou uma personagem mulher como também foi remodelado com maquiagem e roupas especiais para parecer obeso.
JOHNNY DEPP, EM “BLACK MASS: JOGO SUJO”
A caracterização de Johnny Depp como gângster para o filme “Black Mass: Jogo Sujo” deixou todos chocados! O ator apareceu calvo, com lentes azuis e dentes estragados. Irreconhecível!
TOM HARDY, EM “BRONSON”
Para atuar em “Bronson”, Tom Hardy levou seu corpo ao limite. Foram mais de 20 quilos de gordura e músculos ganhos para interpretar um prisioneiro violento no filme. A dieta que o ator seguiu? Frango e arroz pelo dia, pizza, sorvete e Coca-Cola à noite.
Veja também: