“Barbie” é o novo filme dirigido por Greta Gerwig, de “Lady Bird” e “Adoráveis Mulheres”, com Margot Robbie vivendo a boneca mais famosa do mundo e Ryan Gosling como Ken. O longa tem dominado a internet há meses.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Barbie” segue a fórmula do blockbuster contemporâneo, apesar de se revestir de uma suposta inovação.

Claro que o maior interesse da Warner com seu marketing espetacular ao longo dos últimos meses era vender o filme. E isso o estúdio, junto a Mattel (criadora da boneca), conseguiram de uma forma poucas vezes vista antes. Não só será um sucesso estrondoso de bilheteria, como criou um público fiel antes mesmo dessas pessoas assistirem ao filme. Dessa forma, tais pessoas vão ao cinema com a única opção de gostar e assim provavelmente o farão.

Entretanto, artisticamente falando o marketing que criou diversos memes e entregou a maior parte das piadas do filme, acaba por ser um problema. Não há nada de especial para ver em tela, já que Greta pouco propõe além do material de divulgação e do que já tem sido feito aos montes em Hollywood.

Em uma narrativa que anda por meio de piadas-referências, o interessante mundo artificial da boneca vai perdendo força quando o mundo real não apresenta nenhum contraste. Ao mesmo tempo, Greta confia muito pouco no espectador e faz questão de apresentar o seu discurso por meio de uma verborragia que torne o mais mastigado possível sobre o que o filme se trata.

O problema é que o longa o faz com uma autoconsciência que se dá muito importância, enquanto, no final, todas as zoações contra a Mattel ou o discurso feminista não só não mudam o problema de como o capitalismo usa o feminismo para fins lucrativos como faz do filme justamente aquilo que ele tenta criticar. Se a Mattel permitiu essas brincadeiras, é justamente porque sabe que elas são inofensivas o suficiente para a grande corporação lucrar com o próprio filme.

Barbie Análise do Filme 2

Nota:148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Barbie
Data de lançamento: 20 de julho de 2023
Direção: Greta Gerwig
Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, Simu Liu, Will Ferrell
Gêneros: Comédia
Nacionalidade: EUA