“Batem à Porta” é o novo filme de terror dirigido por M. Night Shyamalan e que adapta o livro O Chalé no Fim do Mundo.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Batem à Porta” é a resposta de Shyamalan à pandemia dos últimos anos.

Shyamalan tem uma filmografia irregular, mas com uma assinatura muito própria. Não só nas escolhas estéticas, mas principalmente nas temáticas e universos criados, o cineasta criou uma conversa muito própria entre todos os seus filmes.

Geralmente são obras que colocam em oposição fé (na fantasia ou religiosa mesmo) e racionalidade, enquanto as ações dos personagens tem implicações no mundo, mas só os vemos em um microcosmo familiar ou semelhante a isso. Além disso, seus filmes parecem sempre espelharem algum trauma ou medo da sociedade do momento.

Batem a Porta Analise do Filme

Nesse sentido, “Batem à Porta” não renova a filmografia do cineasta estética e tematicamente, ainda que a forma como ele parece fechar ainda mais o seu universo e construir tensão apenas por meio das escolhas dos planos é bastante fascinante. Além disso, a rejeição ao plot twist, que também marca a sua carreira, fortalece ainda mais as escolhas dos personagens e as temáticas aqui.

Porém, o mais interessante é justamente como ele ressignifica os seus temas e mais uma vez os fazem conversar com a realidade do momento. Então, se um dia os medos foram espíritos, alienígenas ou o fim do mundo no começo do milênio, aqui a pandemia se torna central.

O confinamento ganha força com isso, assim como as tragédias vistas apenas pela televisão. Mas o principal é mesmo as perdas e sacrifícios que tivemos que fazer para tentar manter o mundo existindo de alguma forma.

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Knock at the Cabin
Data de lançamento: 2 de fevereiro de 2023
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Dave Bautista, Rupert Grint, Jonathan Groff
Gêneros: Terror
Nacionalidade: EUA