Brasil segue dominando a Libertadores: Flamengo x Athletico-PR farão a 5ª final brasileira
Um ano após perder o torneio mais importante de clubes da América do Sul, a Copa Libertadores, o Flamengo volta à briga em busca de seu terceiro título na história do torneio, que neste ano de 2022 comemora 63 edições, e terá apenas a quinta final entre equipes brasileiras.
O Flamengo disputará sua segunda final consecutiva da Libertadores, após perder a final no ano passado, contra o Palmeiras. Seu rival na final de 2022 será o Athletico Paranaense, dirigido por Luiz Felipe Scolari, que conseguiu eliminar o mesmo Palmeiras, contra todas as probabilidades.
Anteriormente, o Flamengo venceu o Vélez Sarsfield nos dois confrontos da semifinal e garantiu a passagem para a grande decisão. Será uma final tingida de vermelho e preto, e será disputada no dia 29 de outubro, no estádio Monumental Isidro Romero Carbó, na cidade equatoriana de Guayaquil.
O Athletico Paranaense, furacão da cidade de Curitiba, também sabe o que é jogar e perder na Libertadores uma final autenticamente brasileira. Em 2005, estava animado por empatar por 1 a 1 em Curitiba com o time São Paulo, mas o sonho do título desapareceu com a derrota por 4 a 0 na partida de volta em São Paulo, no estádio do Morumbi.
Naquele ano de 2005 aconteceu a primeira decisão entre times brasileiros na Libertadores, torneio que começou a ser disputado em 1960. Logo no ano seguinte, o campeão São Paulo acariciava o tetracampeonato em 2006, mas não conseguiu vencer o Internacional, time de Porto Alegre, que venceu por 2 x 1 no Morumbi e conseguiu segurar o empate por 2 x 2 no estádio Beira-Rio para ficar com o título.
Em 2019, coincidindo com a comemoração da sexagésima edição, a final da Copa Libertadores passou a ser disputada em partida única. E, 38 anos após seu primeiro título continental, o Flamengo se proclamou mais uma vez campeão da Copa Libertadores ao vencer o River Plate por 2 x 1, em Lima, na primeira final de um único jogo do maior torneio de clubes da América.
Em 2020 os brasileiros Santos e Palmeiras, dois dos grandes clubes do Estado de São Paulo, chegaram à final. O Santos, com um elenco muito mais limitado, caiu por 1 x 0 para a formação Alviverde Paulistana. Já em 2021, no dia 27 de novembro, o Flamengo perdia por 2 x 1 para o Palmeiras no estádio Centenário, em Montevidéu, e ficava sem o título.
Agora nesse ano de 2022, o crucial evento do dia 29 de outubro no Equador, o Flamengo chega como favorito, segundo a melhor casa de apostas que disponibiliza cotas para vencedor do torneio. O elenco também está fortalecido graças ao nível, em especial, do artilheiro do torneio, Pedro, que fez sua estreia na Seleção Brasileira com gol, e é uma das novas esperanças do Brasil para a Copa do Mundo do Catar.
A final pode trazer o terceiro título para o Flamengo ou o primeiro para o Athletico-PR, mas também deixará uma mancha em algum dos dois clubes por perder duas finais brasileiras recentes no torneio.
Veja também: