A Suprema Corte do Canadá determinou, recentemente, que os direitos LGBT não podem ser suprimidos por quaisquer crenças religiosas. Ou seja, o público LGBT deve ter seus direitos protegidos da discriminação independente de religião ou crença e a medida poderá servir de jurisprudência para que haja a garantia da luta pelos direitos.

Sendo a Suprema Corte do Canadá a mais poderosa corte judiciária país, todas as pessoas ou órgãos que solicitam recursos têm ela como último recurso judicial. Assim, os casos civis que correm por lá são revisados por três diferentes juízes, que prestam serviços na Corte.

Foi assim que procederam para tomar a decisão em relação aos direitos LGBT a respeito desse caso ocorrido na universidade.

Clipboard01

“A decisão foi tomada contra a Universidade de Trinity Western, na Colúmbia Britânica (BC). Nela, foi identificada a interferência religiosa na vida pessoal dos alunos. A universidade quis penalizar dois estudantes do gênero masculino por ter um relacionamento em suas dependências”.

Além disso, a universidade em questão, que teria alegado ser uma instituição evangélica, fez com que os alunos prometessem não fazer sexo extraconjugal ou gay, o que, de acordo com a Suprema Corte, fere o diretamente a individualidade dos estudantes.

worldpride pr toronto 2014

 

A decisão significa, portanto, um importante passo na escalada rumo ao respeito às diferenças.

O que você achou disso?

 

Veja também: