Você muito provavelmente tem o conhecimento de que o nome científico da maconha é cannabis. Uma das plantas mais antigas na história da humanidade, a cannabis possui 2 principais tipos: a Cannabis Indica e a Cannabis Sativa.
Mas, você conhece as principais diferenças entre elas?
Com registros de cultivos que datam de milhares de anos, a maconha vive uma dicotomia extrema na sociedade atual: ao passo que é bastante difundida, sendo expandida para fins medicinais, por exemplo, é também bastante rejeitada, esteriotipada por quem mais a desconhece.
A fim de te ajudar a entender as diferenças entre a Cannabis Indica e a Cannabis Sativa, resolvemos trazer aqui informações a respeito de cada tipo da planta, assim, você terá mais propriedade sobre a natureza dela.
Origens
Em relação à origem da cannabis Indica e da Cannabis Sativa, o correto é afirmar que possuem origens distintas.
A Indica é originária do subcontinente indiano, mais especificamente, de países como Afeganistão, Paquistão e Índia. Já a Sativa possui origem de regiões equatoriais, como México, Jamaica e Tailândia.
Aparência
A aparência é uma das formas mais fáceis para distinguir a espécie indica da espécie sativa. Segundo os cientistas, essa característica é denominada “morfologia da planta”.
Se, por um lado, tem-se que as plantas sativas são altas, vagamente ramificadas e têm folhas longas e estreitas, por outro, tem-se que as indicas são curtas, densamente ramificadas e têm folhas mais largas.
Em relação à primeira, o cultivo normalmente se dá ao ar livre, enquanto que a segunda é mais adequada para o cultivo indoor.
Assim como explicado anteriormente, os 2 tipos da planta possuem origens distintas, necessitando, portanto, de condições diferentes de cultivo das duas espécies.
Efeitos
Como era de esperar pelo que vimos acerca da origem e da aparência dos tipos da planta, os efeitos causados pela Cannabis Indica e pela Cannabis Sativa também são diferentes.
Dessa forma, fica evidente que, além das condições do próprio consumidor, tendo em vista o organismo de cada indivíduo, além de outras questões, o usuário pode optar por um tipo ou outro a depender do efeito final desejado. Confira abaixo os efeitos de cada tipo:
Cannabis Indica
- Relaxante e calmante
- Causa relaxamento no corpo
- Pode causar sonolência
Cannabis Sativa
- Energizante
- Brisa estimulante e alucinógena
- Indicada para uso diurno
- Ótimas strains para criatividade
Floração
Em relação à floração de cada tipo da planta, é necessário ter em mente que, para colher buds, deve-se levar em conta as variações de cada tipo de cannabis. Confira abaixo o tempo médio para a floração de cada tipo.
- Tempo de floração da indica: 45 a 60 dias
- Tempo de floração da sativa: 60 a 90 dias
Veja também: