“Cenas de um Casamento” segue o casal Mira e Jonathan ao longo de quatro anos, em meio a crises, brigas, separações e descobertas pessoais.

A série está disponível na HBO Max.

Um remake digno

“Cenas de um Casamento” encontra sua essência nas “pequenas” escolhas estéticas e ganha força pelas grandes atuações de Jessica Chastain e Oscar Isaac.

Remake da minissérie e do filme do gênio Ingmar Bergman, essa nova obra da HBO já chegava ao público com uma grande responsabilidade, a de honrar um clássico de um dos maiores cineastas que o mundo já viu. Por sorte, o criador e também diretor de todos os episódios, Hagai Levi, encontrou a essência do original e o transformou para o mundo atual, colocando, é claro, um pouco daquela cara mais hollywodiana em certa medida.

Então, os longos diálogos e monólogos se mantém, assim como as poucas ambientações, quase sempre restritas a lugares fechados. Nesse sentido, a nova versão investe ainda mais em menos locais, centrando quase toda a narrativa na casa de Mira e Jonathan. E é por meio dessa casa que Levi passa as principais mensagens estéticas da série, seja quando o local aparece como uma posição de conforto do casal, quando se mistura com o figurino de uma personagem que não sabe qual é seu futuro (Mira no episódio 4) ou servindo como uma metáfora para a própria relação deles (perceba que no último capítulo, assim como o relacionamento dos dois, a casa é a mesma, só que também é diferente).

Critica Cenas de um Casamento HBO Max 2

Fica a cargo então de Chastain e Isaac dar vida a esse casal ao longo de 4 anos, o que talvez não funcionaria com outros atores. Isso porque, mais do que o texto denso e longo, “Cenas de um Casamento” é uma série sobre o dito e o não-dito. Ou seja, é preciso o público entender aqueles personagens aos poucos e perceber se o que eles tão dizendo é ou não o que sentem/acreditam. O olhar dos personagens revela mais do que as palavras e toda a encenação da série depende disso.

Entretanto a evolução só funciona quando, finalmente, no último episódio eles encontram um ponto de equilíbrio “não-convencional” para a relação. Percebem que nunca conseguirão ficar juntos completamente, mas também não conseguem viver distantes um do outro. É só nesse ponto que começam a falar o que realmente sentem.

Assim, a nova série da HBO consegue compreender a obra original, mas ganha uma nova roupagem. Levi passa sensações e mensagens poderosas com enquadramentos, movimentos de câmera, ruídos, pontes sonoras, iluminação, entre outros, usando-se do mesmo ambiente, mas sempre o transformando junto a relação desse casal. Enquanto Isaac e Chastain mostram uma crise perfeita que aproxima o público daquela relação incomum e em constante transformação. Não há herói ou vilão aqui, e, sim, um retrato bastante realista do que é a vida em casal, dos sentimentos e de como lidar com tudo isso.

Nota: 148839148839148839148839

Assista a minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Scenes From a Marriage
Data de lançamento: 11 de outubro de 2021
Direção: Hagai Levi
Elenco: Jessica Chastain, Oscar Isaac
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA