Recentemente, fiz um texto explicando sobre a importância do Festival de Cannes para o cinema. Apesar de premiações como Oscar e Globo de Ouro serem mais conhecidas e celebradas pelo grande público, é esse festival francês que tem o maior impacto para o cinema como arte. Então, após não ter o festival fisicamente ano passado, a primeira vez que isso acontece desde a sua criação, retornamos este ano para o Festival de Cannes 2021, que marca a 74ª edição.
Por mais que o foco dos festivais de cinema sejam trazer trabalhos de variados diretores de todos os cantos do mundo, é inegável o efeito dos prêmios recebidos. Como tudo que envolve competição, o público cinéfilo tem extremo interesse e até torce para o seu filme ou diretor favorito vencer a Palma de Ouro, nome dado ao prêmio maior em Cannes.
E não é incomum o prêmio ser surpreendente e gerar uma repercussão na indústria. Se tem anos como 2019, em que “Parasita” era o favorito e venceu (quase um ano antes de fazer história no Oscar), há muitas edições como a atual. Apesar de não ser uma unanimidade justamente por seu conteúdo controverso, “Titane”, da diretora francesa Julia Ducournau, sagrou-se o grande vencedor de 2021. A diretora foi apenas a segunda mulher a conquistar a Palma de Ouro e a primeira a ter tal conquista sozinha. Isso porque Jane Campion venceu em 1993, mas empatado com Chen Kaige.
Porém, além da Palma de Ouro, o festival ainda premia outras categorias, como direção, atuação, roteiro, além do Grand Prix e o Prêmio de Júri (quase equivalentes às medalhas de prata e de bronze, respectivamente). Outros prêmios também são dados aos filmes fora da competição, como Un Certain Regard, focado em cineastas iniciantes.
Apesar de eu não ter colocado “Titane” entre os filmes que eu mais aguardava para a competição, alguns vencedores dos demais prêmios estavam presentes no meu texto de expectativa para o Festival de Cannes 2021. Entre eles, “A Hero”, “Annette”, “Ahead’s Knee” e “Memoria”.
Conheça todos os vencedores do Festival de Cannes 2021:
Competição
- Palma de Ouro: “Titane”, de Julia Ducournau
- Grand Prix:
- “A Hero”, de Asghar Farhadi
- “Compartment No. 6”, de Juho Kuosmanen
- Prêmio do Júri:
- “Ahed’s Knee”, de Nadav Lapid
- “Memoria”, de Apichatpong Weerasethakul
- Best Director: Leos Carax, por “Annette”
- Best Actress: Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”
- Best Actor: Caleb Landry Jones, por “Nitram”
- Best Screenplay: Ryusuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por “Drive My Car”
Un Certain Regard
- Un Certain Regard Award: “Unclenching the Fists”
- Un Certain Regard Jury Prize: “Great Freedom”
- Un Certain Regard Ensemble Prize: “Bonne mère”
- Un Certain Regard Prize of Courage: “La Civil”
- Un Certain Regard Prize of Originality: “Lamb”
- Un Certain Regard Special Mention: “Prayers for the Stolen”
Golden Camera
- Caméra d’Or: “Murina”
Curtas
- Short Film Palme d’Or: “All the Crows in the World”, de Tang Yi
- Special Mention: “August Sky”, de Jasmin Tenucci
Cinéfondation
- First Prize: “The Salamander Child”
- Second Prize: “Cicada”
- Third Prize:
- “Love Stories on the Move”
- “Cantareira”
Independent awards
FIPRESCI Prizes
- In Competition: “Drive My Car”
- Un Certain Regard: “Playground”
- Parallel section: “Feathers”
Ecumenical Prize
- Prize of the Ecumenical Jury: “Drive My Car”
- Special Mention: “Compartment No. 6″
International Critics’ Week
- Nespresso Grand Prize: “Feathers”
- Leitz Cine Discovery Prize for Short Film: “Lili Alone”
- Louis Roederer Foundation Rising Star Award: Sandra Melissa Torres
Directors’ Fortnight
- Europa Cinemas Label Award for Best European Film: “A Chiara”
- SACD Award for Best French-language Film: “Magnetic Beats”
- Carrosse d’Or: Frederick Wiseman
L’Œil d’or
- L’Œil d’or: “A Night of Knowing Nothing”
Queer Palm
- Queer Palm Award: “The Divide”