Contando com grandes nomes do júri da competição oficial, como os últimos vencedores do Oscar Bong Joon-Ho e Chloe Zhao, o Festival de Veneza apresentou neste sábado, dia 11, os seus vencedores. Porém, ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos, o festival decidiu se afastar do Oscar e das demais grandes premiações estadunidenses.

Se olharmos para os últimos quatro anos, os vencedores do prêmio principal, o Leão de Ouro, “Nomadland”, “Coringa”, “Roma” e “A Forma da Água”, todos tiveram sucesso no Oscar, sendo dois deles vencedores do prêmio de Melhor Filme. E, historicamente, o festival italiano traz filmes que começam ali sua jornada com destino final no Oscar. Este ano não deve ser tão diferente em linhas gerais, mas o prêmio principal para “Happening”, da franco-libanesa Audrey Diwan, mostra uma tentativa de se desvincular um pouco da temporada de premiações dos Estados Unidos, algo que Cannes sempre fez muito bem. Além disso, é mais uma mulher a vencer o prêmio principal de um grande festival ou premiação, o que já havia acontecido este ano com Chloe Zhao, no Oscar, e Julia Doucurnau, em Cannes.

Conheca os principais vencedores do Festival de Veneza 2021 2

Apesar disso, há sim muitas obras da seleção ou que tiveram a premiere em Veneza que podem pintar na temporada de premiações. Algumas delas são “Spencer”, “The Power of the Dog”, da Netflix, “Duna”, “The Last Duel”, “The Last Night in Soho” e o espanhol “Madres Paralelas”, de Pedro Almodovar, além de filmes que terão chance na categoria de Melhor Filme Internacional, como “The Hand of God”, de Paolo Sorrentino.

Além disso, vale ressaltar que os filmes Brasileiros “7 Prisioneiros”, de Alexandre Moratto e distribuído pela Netflix, e “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, foram muito bem recebidos por crítica e público no evento. O segundo venceu um prêmio do público em uma das mostras secundárias do Festival de Veneza. Ambos largam na frente pela vaga para representar o Brasil no próximo Oscar.

Principais vencedores do Festival de Veneza 2021:

  • Leão de Ouro: “Happening”, de Audrey Diwan
  • Prêmio do Júri: “The Hand of God”, de Paolo Sorrentino
  • Leão de Prata (Melhor Diretor): Jane Campion, por “The Power of the Dog”
  • Melhor Atriz: Penélope Cruz, por “Madres Paralelas”
  • Melhor Ator: John Arcilla, por “On the Job: The Missing 8″
  • Melhor Roteiro: Maggie Gyllenhaal, por “The Lost Daughter”