“Entre Facas e Segredos” conta a história de um patriarca que morre misteriosamente. Então, cabe a vasta família de interesseiros saber como será feita a divisão da herança, enquanto o famoso detetive Benoit Blanc investiga o possível assassinato.
Originalidade no mistério
Após o belíssimo e polêmico “Star Wars: Os Últimos Jedi”, Rian Johnson decide roteirizar e dirigir “Entre Facas e Segredos”, longa de um gênero quase esquecido no cinema. Em nenhum momento ele tem vergonha de esconder que bebe na fonte das histórias de Agatha Christie, famosa escritora de mistério do começo do século XIX.
O roteiro se estrutura a partir de uma morte misteriosa e rapidamente apresenta, por meio do detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), a possibilidade de ter sido um assassinato. Imediatamente entendemos que todos ali presentes são suspeitos.
Mas ao invés de seguir a cartilha do gênero e trazer uma grande reviravolta final que revela tudo, como ocorreu com o recente “O Assassinato do Expresso do Oriente” (2017), Johnson opta por uma quebra na estrutura tradicional. Aqui entendemos a causa da morte logo de início.
Então, o que o longa faz é investigar junto ao público o que está por traz da revelação. Dessa forma, escolhe usar várias pequenas reviravoltas, ao mesmo tempo que adiciona foreshadowings (pistas) e red herrings (pistas falsas), trazendo um dinamismo maior para trama.
E, graças a esses elementos perfeita e sutilmente colocados na trama, o filme consegue trazer o público para dentro dele. Ao contrário do que aconteceu no já citado longa de 2017, inspirado em um dos contos mais famosos de Christie. Naquele o que vemos é uma série de informações introduzidas de qualquer jeito de última hora para resolver o caso, impossibilitando que o público tivesse qualquer chance de adivinhar o ocorrido previamente.
Ambientação, ritmo e elenco
Além do trabalho formidável do roteiro, Johnson traz toda uma atmosfera que combina com a proposta do longa. A ambientação é impecável, centrada em uma mansão escura e opressora, que parece ser do século XV. Ainda mais com a escolha do diretor em focar nos objetos do local, como as macabras estátuas. Ele usa também a mansão como uma oposição ao mundo externo, o que vai ser fundamental para a trama.
Outro acerto é a trilha sonora que reforça esse clima de suspense com um tom pesado e satírico ao mesmo tempo. Pois, além de homenagear os romances de Christie, Johnson também decide satirizar alguns elementos do gênero.
E isso vai aparecer principalmente na figura central da investigação, o detetive interpretado de forma impecável por Daniel Craig. Blanc tem muito de Hercules Poirot e Sherlock Holmes, mas ao mesmo tempo o longa duvida e brinca com a sua inteligência o tempo todo. Então, o roteiro opta por escolhê-lo como uma das válvulas de humor do longa, o que aparece também na direção, quando Johnson sempre o filma em um canto escuro com a fumaça do cigarro, para gerar a comédia por meio dessa tentativa exagerada de criar suspense.
Outro que traz leveza ao longa é Ramson Drysdale, em uma das melhores atuações da carreira de Chris Evans. O ator se diverte ao construir um personagem playboy folgado que se sente acima do bem e do mal, mas que carrega um ar misterioso.
Ana de Armas é outra a acertar perfeitamente o tom da personagem. Ao mesmo tempo que tem a ingenuidade da mocinha indefesa, ela se demonstra como alguém astuta e determinada. E destaque para o hilário elemento adicionado pelo roteiro para quando ela conta mentiras.
De resto, o elenco fica preso a arquétipos, mas todos dão substância o suficiente para que os seus personagens não caiam para o clichê e sirvam comicamente à trama. A dinâmica entre eles é perfeita, principalmente quando envolve Toni Collete e o casal formado por Jamie Lee Curtis e Don Johnson.
Nota: 9.5
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Knives Out (Entre Facas e Segredos)
Data de lançamento: 12 de novembro de 2019 (2h 10min)
Direção: Rian Johnson
Elenco: Daniel Craig, Chris Evans, Jamie Lee Curtis, mais
Gêneros: Mistério, Comédia
Nacionalidade: EUA