“Irma Vep” é a nova minissérie da HBO que se inspira no filme de mesmo nome de 1996, também dirigido por Olivier Assayas, mas que tem aqui Alicia Vikander como protagonista.

O filme está disponível na HBO Max.

Vale a pena assistir?

“Irma Vep” vai da sátira ao místico para falar sobre as facetas da produção fílmica.

A nova série da HBO, produzida em parceria com a A24, traz de volta Assayas para revisar uma das principais obras da sua carreira. Mas longe de ser apenas um remake para americano que não gosta de ler legenda, a minissérie tem uma autoconsciência muito grande, inclusive comentando sobre o filme de 1996 e sobre as carreiras dos próprios atores e cineasta, mais claramente Alicia Vikander e o próprio Assayas.

Assim, em meio a uma montagem que não pede licença, típica da carreira do diretor, e pula de cenas, personagens, proporções de tela, filmagem da série dentro da série e da série de 1916, Assayas adentra o caos da sua mente enquanto passa pelos meandros de uma produção cinematográfica, com a sátira do longa original, mas sem perder um lado mais melodramático desses personagens que entregam suas vidas àquelas semanas de filmagem.

Critica Irma Vep HBO Max Minisserie 2

Dessa forma, Mira e Irma Vep se transformam em uma só. Mas não naquela lógica marqueteira de “não conseguir sair do personagem”. Aqui, Assayas e Vikander encontram juntos uma mística por trás daquela personagem de mais de 100 anos. Quase como se ela tivesse vida própria e possuísse as pessoas que cercam a produção, marcando uma virada e uma autodescoberta tanto de Mira quando de René.

Então, “Irma Vep”, surge como uma obra extremamente ousada, sobretudo ao ser produzida para um serviço de streaming. Pode não ser para todo mundo, mas quem mergulhar de cabeça nessa jornada pode terminar também possuído pela Irma Vep.

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Irma Vep
Data de lançamento: 25 de julho de 2022 (episódio final)
Elenco: Alicia Vikander, Vincent Macaigne, Adria Arjona
Gêneros: Drama, Sátira
Nacionalidade: EUA