“Miss Marvel” é a nova série do Disney+ para o Universo Marvel e traz Iman Vellani como Kamala Khan e seu início como Miss Marvel.
O filme está disponível na Disney+.
Vale a pena assistir?
“Miss Marvel” acerta quando aposta no drama familiar, identidade religiosa e na trama mais juvenil e escolar, mas mergulha no desastre quando a fórmula Marvel a atrai para uma grandiosidade de proporções gigantescas para o universo.
Já virou quase uma regra em séries da Marvel. Os primeiros episódios são eficientes para apresentar aquele mundo e personagens, com a obra sugerindo algo mais fechado em si. Mas lá para o terceiro ou quarto episódio entra uma ameaça “grande” a ser resolvida e tudo desanda.
O primeiro problema mais evidente, mas longe de ser o mais importante, está no uso do CGI. Em plena pandemia, quando todas as áreas estavam reduzidas, a Marvel decidiu investir entre sete e nove produções ao ano (séries e filmes para TV e cinema).
Porém, em uma área super sobrecarregada por uma Hollywood atual que tenta resolver tudo com telas verdes e computação gráfica, era óbvio que não conseguiriam atender toda essa demanda que prezava mais pela quantidade do que pela qualidade.
Como resultado, vemos as obras da Marvel, que sempre prezaram pelo realismo do CGI, caírem vertiginosamente nesse quesito. Ou seja, enquanto a tecnologia evolui, as produções da Marvel parecem mais amadoras por não darem tempo suficiente para esses profissionais executarem sua arte. Poucos sabem o quão trabalhoso, difícil, demorado e o quanto de mão de obra é necessário para fazer cenas em CGI.
O segundo problema e mais relevante é o que faz todas as séries do MCU escorregarem feio. Com uma fórmula prontinha e repetida a exaustão, a Marvel sempre quer entregar o mesmo produto para o público. Só que, no caso das séries, com muitos personagens sendo apresentados ou recebendo protagonismo pela primeira vez, o estúdio não permite a essas obras serem “pequenas”.
E era justamente isso que “Miss Marvel” clamava, ser uma obra mais fechada em relações familiares, ensinamentos e início do heroísmo da primeira heroína mulçumana do estúdio. O que funciona nos três primeiros episódios, mas desanda quando surge o real foco da série, uma ameaça gigante que serve só para unir essa série ao futuro do universo.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Ms. Marvel
Data de lançamento: 13 de julho de 2022 (episódio final)
Elenco: Iman Vellani, Matt Lintz, Rish Shah
Gêneros: Ação, comédia
Nacionalidade: EUA